Aula sobre San Martin E A Independencia Da America Espanhola

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A independência da América espanhola é um tema importante na história da América Latina e do mundo. San Martín foi um dos líderes que lutou pela independência da Argentina, Chile e Peru. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos em relação aos critérios estabelecidos. Isso ajudará a desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Os alunos farão uma breve pesquisa sobre San Martín e a independência da América espanhola.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um líder e definirá as funções de cada membro.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo fará uma pesquisa sobre San Martín e a independência da América espanhola. Eles devem buscar informações sobre o contexto histórico, as batalhas lideradas por San Martín e seu papel na independência dos países.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo criará um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles devem preencher cada critério com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará suas pesquisas e o template de avaliação por pares para a turma. Os outros grupos avaliarão a apresentação de acordo com os critérios estabelecidos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as apresentações e as avaliações recebidas. Eles devem identificar pontos fortes e fracos de cada apresentação e discutir como poderiam melhorar em futuras apresentações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema.
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao seu próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Estimular a criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar as apresentações e orientar a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e estimular a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Fazer uma pesquisa sobre San Martín e a independência da América espanhola.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar suas pesquisas e avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Discutir em grupo sobre as apresentações e as avaliações recebidas.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula.