Aula sobre San Martin E A Independencia Da America Espanhola
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A independência da América espanhola é um tema importante na história da América Latina e do mundo. San Martín foi um dos líderes que lutou pela independência da Argentina, Chile e Peru. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos em relação aos critérios estabelecidos. Isso ajudará a desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula. Os alunos farão uma breve pesquisa sobre San Martín e a independência da América espanhola.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um líder e definirá as funções de cada membro.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo fará uma pesquisa sobre San Martín e a independência da América espanhola. Eles devem buscar informações sobre o contexto histórico, as batalhas lideradas por San Martín e seu papel na independência dos países.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Cada grupo criará um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles devem preencher cada critério com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresentará suas pesquisas e o template de avaliação por pares para a turma. Os outros grupos avaliarão a apresentação de acordo com os critérios estabelecidos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre as apresentações e as avaliações recebidas. Eles devem identificar pontos fortes e fracos de cada apresentação e discutir como poderiam melhorar em futuras apresentações.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema.
- Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao seu próprio aprendizado.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
- Estimular a criação do template de avaliação por pares.
- Avaliar as apresentações e orientar a discussão em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e estimular a reflexão dos alunos.
Ações do aluno
- Fazer uma pesquisa sobre San Martín e a independência da América espanhola.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Apresentar suas pesquisas e avaliar as apresentações dos outros grupos.
- Discutir em grupo sobre as apresentações e as avaliações recebidas.
- Refletir sobre o que aprenderam na aula.