Aula sobre San Martin E A Independencia Da America Espanhola

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A independência da América espanhola é um tema importante na história da América Latina e do mundo. É importante que os alunos compreendam o contexto histórico e social em que ocorreu a independência, bem como o papel dos líderes independentistas, como San Martín. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. Fanzine é uma publicação independente, feita por fãs de um determinado assunto, e pode ser uma forma criativa e divertida de apresentar informações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualizar a independência da América espanhola. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel A4 dividida em 8 partes para criar o fanzine.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre San Martín e a independência da América espanhola. Você pode fornecer materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, ou os alunos podem pesquisar na internet. Os alunos devem anotar as informações mais importantes e selecionar as imagens que irão utilizar no fanzine.

  3. Etapa 3 - Planejamento

    Os alunos irão planejar o conteúdo do fanzine, dividindo as informações em 8 partes. Cada parte deve ter um título e uma imagem relacionada ao tema. Os alunos devem discutir e decidir em grupo o que será incluído em cada parte.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os alunos irão criar o fanzine, utilizando materiais como lápis de cor, canetas, tesoura e cola. Oriente os alunos sobre a organização das informações e a disposição das imagens.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o fanzine para a turma, explicando o conteúdo de cada parte e respondendo às perguntas dos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre o papel de San Martín na independência da América espanhola e a importância desse evento histórico para a América Latina e o mundo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e a qualidade do fanzine. Os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do fanzine.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade e organização do fanzine.
  • Coerência e clareza das informações apresentadas.
  • Criatividade e originalidade na apresentação do conteúdo.
  • Colaboração e trabalho em equipe entre os alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a independência da América espanhola.
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientar os alunos na pesquisa.
  • Orientar os alunos na criação do fanzine e na organização das informações.
  • Conduzir a discussão sobre o papel de San Martín na independência da América espanhola.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade e a qualidade do fanzine.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre San Martín e a independência da América espanhola.
  • Planejar o conteúdo do fanzine em grupo.
  • Criar o fanzine utilizando materiais diversos.
  • Apresentar o fanzine para a turma e responder às perguntas dos colegas.
  • Avaliar o trabalho dos colegas.