Aula sobre San Martin E A Independencia Da America Espanhola
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da independência da América espanhola. Faça uma breve explicação sobre os líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções.Etapa 2 - Rotação por Estações
Organize a turma em quatro grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:Estação 1 - Simulação de uma reunião dos líderes independentistas:
Os estudantes irão representar um líder dos movimentos independentistas. Eles deverão simular uma reunião para discutir estratégias para a independência da América espanhola. Forneça informações sobre cada líder para ajudar os alunos a se prepararem para a simulação.
Estação 2 - Análise de documentos históricos:
Os alunos receberão um documento histórico relacionado à independência da América espanhola. Eles deverão analisar o documento e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Oriente sobre como analisar documentos históricos adequadamente.
Estação 3 - Criação de um cartaz:
Os estudantes serão responsável por criar um cartaz sobre a independência da América espanhola. O cartaz deverá conter informações sobre os líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções. Forneça materiais para a criação do cartaz.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma para cada grupo apresentar o resultado de sua atividade. Será feita uma discussão sobre o tema e os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de documentos históricos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do trabalho em grupo.
- Capacidade de análise e interpretação de documentos históricos.
- Criatividade na criação do cartaz.
- Compreensão do ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da independência da América espanhola.
- Fornecer informações e orientações sobre as atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
- Incentivar a colaboração e a criatividade entre os alunos.
- Fazer uma discussão sobre o tema e os aprendizados dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
- Analisar e interpretar documentos históricos.
- Criar um cartaz criativo e informativo sobre a independência da América espanhola.
- Compreender o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções.