Aula sobre San Martin E A Independencia Da America Espanhola

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A independência da América espanhola é um tema importante na história da América Latina e do mundo. San Martín foi um líder militar e político que liderou campanhas bem-sucedidas no Chile e no Peru, proclamando a independência desses países. Seu legado é marcado por sua visão estratégica e defesa dos ideais de liberdade e justiça social. A metodologia utilizada nesta aula será a rotação por estações, na qual cada grupo de estudantes será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da independência da América espanhola. Faça uma breve explicação sobre os líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Organize a turma em quatro grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:

    Estação 1 - Simulação de uma reunião dos líderes independentistas:

    Os estudantes irão representar um líder dos movimentos independentistas. Eles deverão simular uma reunião para discutir estratégias para a independência da América espanhola. Forneça informações sobre cada líder para ajudar os alunos a se prepararem para a simulação.

    Estação 2 - Análise de documentos históricos:

    Os alunos receberão um documento histórico relacionado à independência da América espanhola. Eles deverão analisar o documento e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Oriente sobre como analisar documentos históricos adequadamente.

    Estação 3 - Criação de um cartaz:

    Os estudantes serão responsável por criar um cartaz sobre a independência da América espanhola. O cartaz deverá conter informações sobre os líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções. Forneça materiais para a criação do cartaz.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma para cada grupo apresentar o resultado de sua atividade. Será feita uma discussão sobre o tema e os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de documentos históricos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do trabalho em grupo.
  • Capacidade de análise e interpretação de documentos históricos.
  • Criatividade na criação do cartaz.
  • Compreensão do ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da independência da América espanhola.
  • Fornecer informações e orientações sobre as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Incentivar a colaboração e a criatividade entre os alunos.
  • Fazer uma discussão sobre o tema e os aprendizados dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Analisar e interpretar documentos históricos.
  • Criar um cartaz criativo e informativo sobre a independência da América espanhola.
  • Compreender o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções.