Aula sobre San Martin E A Independencia Da America Espanhola
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos estudar sobre San Martín e a independência da América espanhola. Vamos entender como os líderes dos movimentos independentistas contribuíram para a independência das colônias hispano-americanas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante que os alunos compreendam a importância histórica desse tema e como ele se relaciona com o contexto atual.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância histórica de San Martín e a independência da América espanhola. Incentive os estudantes a fazerem perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão pesquisar sobre San Martín e a independência da América espanhola em casa, utilizando fontes confiáveis. Além de criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias e sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforçar a importância histórica de San Martín e a independência da América espanhola. Os alunos serão incentivados a fazer conexões com o contexto atual e a refletir sobre a importância da independência para a construção de uma sociedade mais justa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas."
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
- Capacidade dos alunos em fazer conexões entre o tema estudado e o contexto atual.
- Reflexão crítica dos alunos sobre a importância histórica do tema.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Fazer uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforçar a importância histórica do tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre San Martín e a independência da América espanhola em fontes confiáveis.
- Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
- Fazer conexões entre o tema estudado e o contexto atual.
- Refletir criticamente sobre a importância histórica do tema.