Aula sobre Satelites Naturais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O objetivo desta aula é discutir sobreos satélites naturais, corpos celestes que orbitam planetas e outros objetos no espaço. O objetivo específico é entender a composição e a estrutura do Sistema Solar e sua localização na Via-Láctea, bem como a influência dos satélites naturais em nosso planeta.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Inicialmente faço questionamentos do tipo: "Como os satélites naturais influenciam a Terra e o Sistema Solar?" e peça que os alunos reflitam sobre o assunto. Em seguida, o divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie uma lista de perguntas relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Incentive os grupos a compartilhar suas perguntas e discutir possíveis respostas, buscando alternativas e soluções para o problema apresentado.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deve escolher uma pergunta para responder e apresentar uma solução para o problema. Os alunos devem criar um diário de bordo contendo os campos: problema, Geração de Alternativas e Solução.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar sua pergunta escolhida e respectiva solução para a turma, utilizando recursos disponíveis em sala.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, inicie uma discussão em sala de aula sobre as soluções apresentadas, incentivando os alunos a argumentar e debater sobre as diferentes perspectivas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos, como participação, criatividade, coerência e clareza na apresentação, entre outros.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalize a aula reforçando a importância dos satélites naturais para o Sistema Solar e a Terra, e incentivando os alunos a continuar explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Promover a compreensão dos conceitos relacionados ao Sistema Solar e aos satélites naturais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções.
  • Criatividade na utilização dos recursos analógicos.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar os alunos na atividade.
  • Conduzir a discussão em sala de aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar perguntas e soluções.
  • Criar o diário de bordo.
  • Apresentar as soluções e participar da discussão em sala de aula.