Aula sobre Satelites Naturais
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Antes de iniciar a aula sobre satélites naturais, é importante contextualizar o assunto para que os alunos compreendam sua importância e relação com o Sistema Solar. Para isso, o professor pode utilizar imagens e vídeos para mostrar a localização dos satélites naturais em relação aos planetas e como eles influenciam no nosso dia a dia, como a lua influencia nas marés e na luminosidade noturna.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Satélites Naturais" e explique a importância de estudá-los para compreender melhor o Sistema Solar.Etapa 2 - Organização dos grupos
Ajude os alunos a se organizarem em grupos de três a cinco pessoas.Etapa 3 - Criação do diário de bordo
Explique aos alunos o que é um diário de bordo, e após a explicação, proponha a construção de um por grupo dividido em três campos. Problema, Geração de Alternativas e Solução. Cada campo deverá ser preenchido pelos alunos em conjunto, com ideias e soluções para o problema proposto.Etapa 4 - Definição do problema
Sugira aos alunos um problema relacionado aos satélites naturais, como, por exemplo: "Como os satélites naturais influenciam no clima dos planetas?".Etapa 5 - Geração de alternativas
Peça para que os alunos em grupo, discutam possíveis alternativas para solucionar o problema proposto, e que registrem as ideias discutidas no diário.Etapa 6 - Solução do problema
Peça para os alunos apontarem a melhor alternativa para solucionar o problema proposto e apresentarem suas soluções para a turma.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos utilizando critérios previamente definidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de descrição da composição e estrutura do Sistema Solar.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
- Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Qualidade das ideias apresentadas no diário de bordo.
- Coerência e clareza na apresentação das soluções para o problema proposto.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva a atividade proposta.
- Estimular a participação de todos os alunos no trabalho em grupo.
- Orientar e corrigir possíveis erros na criação do diário de bordo.
Ações do aluno
- Contribuir ativamente na criação do diário de bordo.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
- Apresentar soluções criativas e coerentes para o problema proposto.