Aula sobre Satelites Naturais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Antes de iniciar a aula sobre satélites naturais, é importante contextualizar o assunto para que os alunos compreendam sua importância e relação com o Sistema Solar. Para isso, o professor pode utilizar imagens e vídeos para mostrar a localização dos satélites naturais em relação aos planetas e como eles influenciam no nosso dia a dia, como a lua influencia nas marés e na luminosidade noturna.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Satélites Naturais" e explique a importância de estudá-los para compreender melhor o Sistema Solar.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Ajude os alunos a se organizarem em grupos de três a cinco pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Explique aos alunos o que é um diário de bordo, e após a explicação, proponha a construção de um por grupo dividido em três campos. Problema, Geração de Alternativas e Solução. Cada campo deverá ser preenchido pelos alunos em conjunto, com ideias e soluções para o problema proposto.

  4. Etapa 4 - Definição do problema

    Sugira aos alunos um problema relacionado aos satélites naturais, como, por exemplo: "Como os satélites naturais influenciam no clima dos planetas?".

  5. Etapa 5 - Geração de alternativas

    Peça para que os alunos em grupo, discutam possíveis alternativas para solucionar o problema proposto, e que registrem as ideias discutidas no diário.

  6. Etapa 6 - Solução do problema

    Peça para os alunos apontarem a melhor alternativa para solucionar o problema proposto e apresentarem suas soluções para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos utilizando critérios previamente definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrição da composição e estrutura do Sistema Solar.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade das ideias apresentadas no diário de bordo.
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções para o problema proposto.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a atividade proposta.
  • Estimular a participação de todos os alunos no trabalho em grupo.
  • Orientar e corrigir possíveis erros na criação do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Contribuir ativamente na criação do diário de bordo.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Apresentar soluções criativas e coerentes para o problema proposto.