Aula sobre Satelites Naturais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Antes de iniciar a atividade, é importante contextualizar o assunto, apresentando aos alunos o que são satélites naturais e sua importância para o Sistema Solar. Você pode utilizar imagens, desenhos ou até mesmo objetos, como bolas e bolinhas para exemplificar o assunto.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema para a turma e explique como será a dinâmica da atividade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em: "Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), explicar a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via-Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões)".

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Auxilie os alunos a criar um mapa de empatia, você pode sugeriros seguintes campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender a perspectiva do outro e desenvolver a empatia.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Ajude os alunos a se dividirem em grupos e pesquisar sobre os satélites naturais do Sistema Solar. Você pode disponibilizar livros, revistas ou até mesmo jornais para que os alunos realizem a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados da pesquisa para a turma. O objetivo é desenvolver a habilidade de comunicação e trabalho em equipe.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Após as apresentações, organize os alunos em um debate sobre as informações apresentadas e discutir sobre a importância dos satélites naturais para o Sistema Solar.

  6. Etapa 6 - Criação de maquetes

    Os alunos devem criar maquetes dos satélites naturais estudados. Você pode disponibilizar materiais, como papel, cola, tesoura e outros objetos para que os alunos criem suas maquetes.

  7. Etapa 7 - Apresentação das maquetes

    Cada grupo deve apresentar sua maquete para a turma e explicar sobre as características do satélite natural criado. O objetivo é desenvolver a habilidade de apresentação e criatividade.

    DICA: Você poderá incentivar os alunos a utilizarem aplicativos como o Stellarium para poderem enriquecer as informações de forma lúdica.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comunicação e trabalho em equipe;
  • Desenvolver a habilidade de empatia;
  • Desenvolver a habilidade de apresentação e criatividade;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica;
  • Desenvolver a habilidade de compreensão do Sistema Solar e sua estrutura.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo;
  • Qualidade da pesquisa realizada;
  • Criatividade na criação da maquete;
  • Habilidade de comunicação e apresentação;
  • Compreensão do tema apresentado.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Disponibilizar materiais analógicos para a criação das maquetes;
  • Orientar os alunos na apresentação dos resultados;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo;
  • Criar maquetes dos satélites naturais estudados;
  • Apresentar os resultados da pesquisa para a turma;
  • Participar do debate em grupo;
  • Apresentar a maquete criada para a turma.