Aula sobre Satelites Naturais
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A aula sobre satélites naturais é fundamental para que os alunos compreendam a composição e estrutura do Sistema Solar e sua localização na Via-Láctea. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a Lua, o satélite natural da Terra, e outros satélites do Sistema Solar.
Exemplos práticos:
- Utilize imagens do Sistema Solar e da Lua para ilustrar o conteúdo;
- Crie um modelo de satélite natural com materiais recicláveis (garrafas, latas, papéis, corantes naturais, etc.) para exemplificar a estrutura e composição dos satélites.
Plano de aula:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre satélites naturais. Faça um registro ideias apresentadas pelos alunos na lousa.Etapa 2 - Apresentação
Apresente o conteúdo sobre satélites naturais, utilizando imagens e exemplos práticos.Etapa 3 - Discussão
Permita e incentive os alunosa tirarem dúvidas e discutir o conteúdo apresentado.Etapa 4 - Criação de um modelo para registro de aprendizagem
Divida a turma em grupos e peça que criem um modelo de registro de aprendizagem contendo os campos de introdução e encerramento. Explique aos alunos que eles deverão utilizar esse modelo para registrar as principais informações aprendidas durante a aula.Etapa 5 - Pesquisa em grupo
Distribua materiais impressos com informações sobre a Lua e outros satélites do Sistema Solar. Peça que os grupos realizem uma pesquisa (livros, jornais, revistas, internet, etc) sobre o satélite indicado e registrem as principais informações no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 6 - Encerramento
Peça para que os alunos compartilhem as informações registradas em seus modelos de registro de aprendizagem. Faça um registro coletivo no quadro-negro.Etapa 7 - Avaliação
Realize uma avaliação formativa com base nas intencionalidades pedagógicas e critérios de avaliação definidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a composição e estrutura do Sistema Solar e seus satélites naturais;
- Identificar a localização do Sistema Solar na Via-Láctea;
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e registro de informações.
Critérios de avaliação
- Capacidade de compreender a composição e estrutura do Sistema Solar e seus satélites naturais;
- Identificação da localização do Sistema Solar na Via-Láctea;
- Registro correto e organizado das informações no modelo de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o conteúdo de forma clara e objetiva;
- Distribuir materiais impressos com informações sobre a Lua e outros satélites do Sistema Solar;
- Realizar uma avaliação formativa com base nos critérios definidos.
Ações do aluno
- Participar da discussão sobre o conteúdo apresentado;
- Realizar a pesquisa em grupo e registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem;
- Compartilhar as informações registradas em seus modelos de registro de aprendizagem.