Aula sobre Satelites Naturais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A aula sobre satélites naturais é fundamental para que os alunos compreendam a composição e estrutura do Sistema Solar e sua localização na Via-Láctea. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a Lua, o satélite natural da Terra, e outros satélites do Sistema Solar.

Exemplos práticos:

- Utilize imagens do Sistema Solar e da Lua para ilustrar o conteúdo;

- Crie um modelo de satélite natural com materiais recicláveis (garrafas, latas, papéis, corantes naturais, etc.) para exemplificar a estrutura e composição dos satélites.

Plano de aula:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre satélites naturais. Faça um registro ideias apresentadas pelos alunos na lousa.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente o conteúdo sobre satélites naturais, utilizando imagens e exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Discussão

    Permita e incentive os alunosa tirarem dúvidas e discutir o conteúdo apresentado.

  4. Etapa 4 - Criação de um modelo para registro de aprendizagem

    Divida a turma em grupos e peça que criem um modelo de registro de aprendizagem contendo os campos de introdução e encerramento. Explique aos alunos que eles deverão utilizar esse modelo para registrar as principais informações aprendidas durante a aula.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em grupo

    Distribua materiais impressos com informações sobre a Lua e outros satélites do Sistema Solar. Peça que os grupos realizem uma pesquisa (livros, jornais, revistas, internet, etc) sobre o satélite indicado e registrem as principais informações no modelo de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Peça para que os alunos compartilhem as informações registradas em seus modelos de registro de aprendizagem. Faça um registro coletivo no quadro-negro.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Realize uma avaliação formativa com base nas intencionalidades pedagógicas e critérios de avaliação definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a composição e estrutura do Sistema Solar e seus satélites naturais;
  • Identificar a localização do Sistema Solar na Via-Láctea;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e registro de informações.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de compreender a composição e estrutura do Sistema Solar e seus satélites naturais;
  • Identificação da localização do Sistema Solar na Via-Láctea;
  • Registro correto e organizado das informações no modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o conteúdo de forma clara e objetiva;
  • Distribuir materiais impressos com informações sobre a Lua e outros satélites do Sistema Solar;
  • Realizar uma avaliação formativa com base nos critérios definidos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão sobre o conteúdo apresentado;
  • Realizar a pesquisa em grupo e registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem;
  • Compartilhar as informações registradas em seus modelos de registro de aprendizagem.