Aula sobre Satelites Naturais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são satélites naturais e se já ouviram falar da Lua. Explique que satélites naturais são corpos celestes que orbitam um planeta, e que a Lua é um satélite natural da Terra. Comente que existem outros satélites naturais no Sistema Solar, e que hoje eles irão aprender mais sobre eles.

  1. Etapa 1 - Definição das equipes

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Explique que cada grupo será responsável por criar um jogo de tabuleiro sobre satélites naturais.

  2. Etapa 2 - Definição das regras

    Explique que o jogo deve ter ao menos um dado, pinos, cartas de perguntas e ações, e um tabuleiro com 51 casas. Os próprios alunos definirão as regras do jogo e as ações que serão realizadas a cada jogada.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Peça para que cada grupo pesquise sobre os satélites naturais do Sistema Solar e escolha 10 deles para serem abordados no jogo. Instrua-os a buscar informações sobre a composição, estrutura, tamanho, distância do planeta, entre outras.

  4. Etapa 4 - Criação das perguntas

    Cada grupo deve criar 10 perguntas sobre os satélites escolhidos. As perguntas devem ser divididas em níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil).

  5. Etapa 5 - Criação das ações

    Cada grupo deve criar 10 ações que serão realizadas durante o jogo. As ações devem estar relacionadas aos satélites escolhidos e podem ser benéficas ou não aos jogadores.

  6. Etapa 6 - Criação do tabuleiro

    Cada grupo deve criar um tabuleiro com 51 casas para o jogo. As casas devem estar relacionadas aos satélites escolhidos e às ações criadas.

  7. Etapa 7 - Jogo

    Os grupos devem jogar entre si e avaliar o jogo dos outros grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de jogos.
  • Trabalhar a colaboração e a comunicação entre os membros dos grupos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo;
  • Qualidade das perguntas e ações criadas;
  • Coerência entre as perguntas, ações e casas do tabuleiro;
  • Participação e colaboração dos membros do grupo;
  • Clareza nas regras do jogo.

Ações do professor

  • Oriente os alunos na pesquisa e seleção de informações relevantes;
  • Auxilie na criação das perguntas, ações e tabuleiro;
  • Monitorar e avaliar o trabalho dos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre satélites naturais;
  • Criar perguntas, ações e tabuleiro para o jogo;
  • Participar ativamente do trabalho em grupo.