Aula sobre Satelites Naturais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Esta aula é muito importante para a compreensão do que são satélites naturais. Você pode iniciar a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são satélites naturais e quais exemplos conhecem. Explique que esses corpos celestes são orbitam planetas, asteroides e outros corpos celestes. Faça uma breve explicação sobre a diferença entre satélites naturais e artificiais.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Divida a turma em grupos e entregue a cada grupo um material de apoio para estudarem em casa. O material pode ser um texto sobre satélites naturais ou um _link para um_ vídeo curto explicando o tema. Peça para que os alunos criem um mapa conceitual com a ideia central "Satélites Naturais" e exponham relacionadas ao tema.Etapa 2 - Apresentação dos Mapas Conceituais
No início da aula, peça para que cada grupo apresente seu mapa conceitual. Você pode usar o quadro ou um papel grande (tipo slide) para que cada grupo exponha seu trabalho.Etapa 3 - Aprofundamento do Tema
Com os mapas conceituais expostos, faça perguntas relacionadas ao tema para a turma e ajude-os a aprofundar seus conhecimentos.Etapa 4 - Atividade prática
Para tornar a aula mais dinâmica, você pode propor uma atividade prática. Por exemplo, leve uma bola de isopor e peça para que os alunos criem um satélite natural ao redor dela, explicando as características que esse satélite teria.Etapa 5 - Apresentação das atividades
Cada grupo deve apresentar a atividade prática que realizou e explicar como ela está relacionada ao tema da aula.Etapa 6 - Conclusão
Finalize a aula com uma reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado no dia a dia dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de um mapa conceitual.
- Proporcionar uma atividade prática para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema abordado.
- Qualidade do mapa conceitual criado.
- Participação na atividade prática proposta.
Ações do professor
- Proporcionar um material de apoio para estudo em casa.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Proporcionar uma atividade prática para tornar a aula mais dinâmica.
Ações do aluno
- Estudar o material de apoio em casa.
- Criar um mapa conceitual com a ideia central e sub-ideias relacionadas ao tema.
- Participar da atividade prática proposta pelo professor.