Aula sobre Scanning

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A habilidade de "Scanning" é fundamental para a leitura eficaz de textos em língua inglesa.

O ato de "Scanning" envolve a busca de informações específicas em um texto, como nomes, datas e números, sem a necessidade de ler todo o conteúdo. É uma habilidade importante no cotidiano, como quando se precisa nos informar rapidamente sobre horários de voos ou informações de um site.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema, utilizando exemplos práticos do cotidiano dos alunos. Em seguida, apresente a metodologia Cultura Maker e explique como ela será aplicada na atividade.

  2. Etapa 2 - Explorando o Scanning

    Apresente um texto para a turma, dividido em parágrafos curtos e com informações específicas destacadas. Em duplas, os alunos farão um "Scanning" do texto, buscando por informações específicas pré-determinadas pelo professor. Após a conclusão da atividade, conduza uma discussão na turma para avaliar o que foi aprendido durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Criando o diário de bordo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a explicação dos campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Cada grupo escolherá um tema específico para trabalhar e iniciará a criação do seu diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do diário de bordo

    Com o tema escolhido, cada grupo desenvolverá o seu diário de bordo, utilizando a metodologia do Cultura Maker. Na primeira etapa, eles deverão identificar o problema que será trabalhado e elaborar perguntas para solucioná-lo. Em seguida, deverão criar alternativas para resolver o problema. Por fim, escolherão a solução que melhor atenda aos objetivos propostos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará o seu diário de bordo para a turma. O professor conduzirá uma discussão sobre o que foi aprendido durante a atividade e como a habilidade de Scanning foi aplicada na criação do diário.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma reflexão final sobre a aula e conduzirá uma discussão com a turma sobre a importância do Scanning e da metodologia ativa Cultura Maker.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Scanning" em textos em Inglês;
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na elaboração do diário de bordo;
  • Promover a colaboração entre os alunos na criação do diário de bordo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Utilização correta da metodologia Cultura Maker na elaboração do diário de bordo;
  • Clareza na apresentação do diário de bordo;
  • Habilidade de Scanning aplicada na criação do diário de bordo;
  • Utilização correta das informações pesquisadas e apresentadas no diário de bordo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e a metodologia;
  • Conduzir as atividades de Scanning;
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo;
  • Conduzir a discussão sobre os temas apresentados pelos alunos;
  • Avaliar os diários de bordo e a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo na criação do diário de bordo;
  • Utilizar corretamente a metodologia Cultura Maker na elaboração do diário;
  • Realizar a pesquisa e aplicar a habilidade de Scanning no texto apresentado;
  • Apresentar o diário de bordo e participar das discussões em sala de aula.