Aula sobre Scanning

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Scanning é uma das habilidades mais importantes para os alunos que estão aprendendo Inglês. Selecionar e obter informações rapidamente é essencial em muitas situações do cotidiano, como ler um email, procurar uma informação em um site ou até mesmo fazer uma prova.

O objetivo desta atividade é desenvolver essa habilidade nos alunos, para poderem ser mais eficazes em suas leituras em Inglês.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o que é Scanning, dê exemplos de como essa habilidade é utilizada no cotidiano e apresente a metodologia Design Sprint. Em seguida, divida os alunos em grupos para iniciar o processo criativo.

  2. Etapa 2 - Entender

    Cada grupo irá discutir e definir o que seria Scanning, sua importância, seus benefícios e como pode ser aplicado em situações cotidianas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do modelo, definindo as etapas que serão necessárias para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão decidir a ordem das etapas, os detalhes sobre o que será abordado em cada uma delas e a produção dos exemplos práticos.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os alunos irão prototipar o modelo e testá-lo em uma leitura com Scanning. Após a atividade, haverá uma discussão em grupo sobre o que funcionou e o que precisa ser ajustado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Será feita uma revisão de todo o processo e os alunos irão mostrar o template final para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de Scanning nos alunos
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo
  • Refletir sobre a importância da leitura eficiente em Inglês
  • Conhecer e aplicar a metodologia Design Sprint

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante as etapas do Design Sprint
  • Criatividade na criação do modelo
  • Coerência e eficácia do modelo desenvolvido
  • Habilidade na utilização do Scanning durante os testes
  • Capacidade de reflexão sobre o processo de criação

Ações do professor

  • Explicar e orientar os alunos sobre a metodologia Design Sprint
  • Estimular a criatividade e a participação em grupo
  • Dar orientações sobre a utilização do Scanning
  • Fazer perguntas reflexivas para estimular a reflexão sobre o processo
  • Acompanhar o processo de criação e dar feedbacks

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas do Design Sprint
  • Contribuir criativamente na criação do modelo
  • Testar o modelo em uma leitura utilizando o Scanning
  • Refletir sobre o processo de criação e teste do modelo
  • Ajudar a apresentar o modelo para a turma.