Aula sobre Scanning

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Scanning é uma habilidade fundamental para a leitura eficiente em inglês. Trata-se de um tipo de leitura rápida e superficial, em que o objetivo é encontrar informações específicas em um texto com rapidez e eficácia. Essa habilidade é muito importante em situações cotidianas, como ler um cardápio de restaurante, um horário de ônibus ou uma lista de compras em Inglês.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Comece com um questionário de diagnóstico para que os alunos possam compartilhar seus conhecimentos prévios sobre a habilidade de "scanning". Peça que eles escrevam suas opiniões e experiências em um bloco de notas ou folha de papel.

  2. Etapa 2 - Explorando a habilidade de "scanning"

    Apresente as principais características da habilidade de "scanning" e motive os alunos a experimentarem a técnica, por exemplo, escaneando uma lista de compras em inglês.

  3. Etapa 3 - Criação de um modelo de registro de aprendizagem

    Peça aos alunos para criar um modelo de registro de aprendizagem - uma tabela, com uma coluna com o título "Check-in", que os alunos irão preencher com uma reflexão prévia sobre o que eles sabem sobre o tema e uma coluna "Check-out" para registrar o que eles aprenderam. Incentive-os a desenvolver um modelo personalizado, usando fontes, cores e imagens, que reflitam seu estilo e preferências pessoais.

  4. Etapa 4 - Trabalhando em grupo

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e distribua um texto em Inglês para cada grupo. Peça que os alunos escaneiem o texto e identifiquem informações específicas. Cada grupo deve identificar diferentes informações e compartilhá-las com a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos de registro de aprendizagem

    Cada grupo apresentará seu modelo de registro de aprendizagem para a turma e explicará como preencheram os campos de Check-in e Check-out.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Peça que os alunos revisitem suas reflexões do Check-in e comparem com as anotações no Check-out. Solicite que eles façam uma reflexão final sobre o que aprenderam e como poderão aplicar a habilidade de "scanning" em suas vidas cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a técnica de scanning
  • Estimular a criação de modelos personalizados de registro de aprendizagem
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe

Critérios de avaliação

  • Identificação adequada das informações solicitadas no texto
  • Criatividade e personalização do modelo de registro de aprendizagem
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo
  • Reflexão final no Check-out

Ações do professor

  • Apresentar as principais características da habilidade de Escaneamento de textos em inglês
  • Incentivar e guiar a criação de modelos personalizados de registro de aprendizagem
  • Organizar e supervisionar o trabalho em grupo
  • Promover a reflexão final e destacar a importância da habilidade de "scanning".

Ações do aluno

  • Participar do Check-in
  • Escanear textos em Inglês para identificar informações específicas
  • Criar um modelo personalizado de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out
  • Trabalhar em grupo para identificar diferentes informações em textos em Inglês
  • Refletir sobre o que aprenderam e como poderão aplicar a habilidade de "scanning" em suas vidas cotidianas.