Aula sobre Scanning
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Scanning é uma habilidade fundamental para a leitura eficiente em inglês. Trata-se de um tipo de leitura rápida e superficial, em que o objetivo é encontrar informações específicas em um texto com rapidez e eficácia. Essa habilidade é muito importante em situações cotidianas, como ler um cardápio de restaurante, um horário de ônibus ou uma lista de compras em Inglês.
Etapa 1 - Check-in
Comece com um questionário de diagnóstico para que os alunos possam compartilhar seus conhecimentos prévios sobre a habilidade de "scanning". Peça que eles escrevam suas opiniões e experiências em um bloco de notas ou folha de papel.Etapa 2 - Explorando a habilidade de "scanning"
Apresente as principais características da habilidade de "scanning" e motive os alunos a experimentarem a técnica, por exemplo, escaneando uma lista de compras em inglês.Etapa 3 - Criação de um modelo de registro de aprendizagem
Peça aos alunos para criar um modelo de registro de aprendizagem - uma tabela, com uma coluna com o título "Check-in", que os alunos irão preencher com uma reflexão prévia sobre o que eles sabem sobre o tema e uma coluna "Check-out" para registrar o que eles aprenderam. Incentive-os a desenvolver um modelo personalizado, usando fontes, cores e imagens, que reflitam seu estilo e preferências pessoais.Etapa 4 - Trabalhando em grupo
Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e distribua um texto em Inglês para cada grupo. Peça que os alunos escaneiem o texto e identifiquem informações específicas. Cada grupo deve identificar diferentes informações e compartilhá-las com a turma.Etapa 5 - Apresentação dos modelos de registro de aprendizagem
Cada grupo apresentará seu modelo de registro de aprendizagem para a turma e explicará como preencheram os campos de Check-in e Check-out.Etapa 6 - Check-out
Peça que os alunos revisitem suas reflexões do Check-in e comparem com as anotações no Check-out. Solicite que eles façam uma reflexão final sobre o que aprenderam e como poderão aplicar a habilidade de "scanning" em suas vidas cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a técnica de scanning
- Estimular a criação de modelos personalizados de registro de aprendizagem
- Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe
Critérios de avaliação
- Identificação adequada das informações solicitadas no texto
- Criatividade e personalização do modelo de registro de aprendizagem
- Participação e colaboração no trabalho em grupo
- Reflexão final no Check-out
Ações do professor
- Apresentar as principais características da habilidade de Escaneamento de textos em inglês
- Incentivar e guiar a criação de modelos personalizados de registro de aprendizagem
- Organizar e supervisionar o trabalho em grupo
- Promover a reflexão final e destacar a importância da habilidade de "scanning".
Ações do aluno
- Participar do Check-in
- Escanear textos em Inglês para identificar informações específicas
- Criar um modelo personalizado de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out
- Trabalhar em grupo para identificar diferentes informações em textos em Inglês
- Refletir sobre o que aprenderam e como poderão aplicar a habilidade de "scanning" em suas vidas cotidianas.