Aula sobre Scanning

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Scanning é uma habilidade de leitura importante que permite ao leitor localizar informações específicas em um texto, de maneira eficiente e rápida. No mundo digital, o scanning é ainda mais relevante, para identificar informações-chave em meio às muitas informações disponíveis online.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o conceito de scanning e como essa habilidade pode ser útil em várias situações, como encontrar informações relevantes em um texto ou em um site da internet. O objetivo dessa etapa é fazer com que os alunos entendam a importância do scanning na vida diária.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Explique aos estudantes como funciona a metodologia de Rotação por Estações e prepare previamente as atividades de cada estação.

    \- Estação 1: Exemplo de Scanning

    Nesta estação, os alunos receberão um texto curto e um questionário com perguntas específicas que devem ser respondidas usando a técnica de scanning.

    Eles farão a leitura geral do texto e, em seguida, lerão novamente, desta vez, procurando apenas as informações necessárias para responder às perguntas.

    O objetivo dessa etapa é que os alunos compreendam como usar a técnica de scanning, na prática.

    \- Estação 2: Jogo de Scanning

    Nesta estação, os alunos jogarão um jogo de scanning em grupos. O jogo consiste em dois grupos competindo entre si para encontrar informações em diferentes textos. Vence quem encontrar mais rápido. O objetivo dessa etapa é tornar a prática do Scanning mais divertida e motivadora.

    \- Estação 3 - Aplicação do scanning

    Nesta estação, os alunos trabalharão em pequenos grupos para aplicar o scanning em um texto preparado pelo professor. Eles terão que ler o texto e responder a perguntas específicas usando a técnica de scanning. O objetivo dessa etapa é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido nas estações anteriores em uma situação real.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre a experiência dos alunos nas estações e como o scanning pode ser aplicado na prática. O objetivo dessa etapa é que os alunos compartilhem suas experiências e ideias.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e reforce a importância do scanning na vida diária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em scanning.
  • Promover a comunicação oral e a colaboração entre os alunos por meio de atividades em grupo.
  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos, levando-os a avaliar a informação do texto de maneira seletiva e diferenciando o que é relevante do que não é.

Critérios de avaliação

  • Os alunos são capazes de aplicar a técnica de scanning em diferentes situações.
  • Os alunos participam ativamente das atividades em grupo.
  • Os alunos demonstram capacidade de avaliar informações do texto de maneira seletiva e diferenciando o que é relevante do que não é.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de scanning e sua importância na vida diária.
  • Preparar e organizar as estações para que cada uma tenha uma atividade relacionada ao tema.
  • Conduzir a discussão em grupo após as atividades das estações para que os alunos possam compartilhar suas experiências e ideias.

Ações do aluno

  • Participar das atividades em grupo.
  • Aplicar a técnica de scanning em diferentes situações.
  • Avaliar a informação do texto de maneira seletiva e diferenciando o que é relevante do que não é.