Aula sobre Scanning

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Scanning é uma habilidade importante no aprendizado da leitura em Inglês. É uma técnica usada para localizar informações específicas rapidamente em um texto, sem precisar ler todo o conteúdo. Em um mundo cada vez mais digital, onde temos acesso a uma grande quantidade de informações, saber fazer uma leitura eficiente é fundamental.

Nesta atividade, os alunos irão aprender como aplicar o método de scanning em textos em Inglês, de forma a encontrar rapidamente informações importantes em meio a um mar de palavras.

_Exemplo: Digamos que você precisa encontrar as informações sobre as férias de verão em um texto longo sobre atividades escolares. Com o scanning, você_ _pode_ _identificar palavras-chave, como "summer vacation", "holiday", "school break" e localizá-las facilmente no texto. Desta forma, você economiza tempo e consegue encontrar o que precisa sem precisar ler todo o conteúdo._


  1. Etapa 1 - Pré-aula (tarefa de casa)

    Antes do dia da atividade, os alunos devem assistir a um vídeo curto sobre scanning em Inglês.

  2. Etapa 2 - Introdução (em sala de aula)

    Explique o conceito de scanning e como ele pode ser aplicado em textos do dia a dia. Em seguida, apresente um texto curto em Inglês ex: biografia) e os alunos farão uma leitura rápida para localizar informações-chave, como nome, idade, profissão, cidade natal, entre outras.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divididos em grupos de três ou quatro, os alunos devem criar um mapa conceitual que contém uma ideia central (“scanning”) e oito sub-ideias:

    \- O que é scanning

    \- Como aplicar o scanning em textos

    \- O que são palavras-chave?

    \- Como identificar palavras-chave

    \- Exemplos de textos para aplicação de scanning

    \- Dicas para uma leitura mais eficiente

    \- Como usar o scanning na vida cotidiana

    \- Por que o scanning é importante


  4. Etapa 4 - Apresentação (em sala de aula)

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual, enquanto os outros grupos devem fazer perguntas sobre as informações apresentadas

  5. Etapa 5 - Conclusão (em sala de aula)

    Conduza uma discussão sobre as ideias apresentadas pelos alunos, reforçando os conceitos discutidos e esclarecendo quaisquer dúvidas.

  6. Etapa 6 - Pós-atividade (tarefa de casa)

    Os alunos deverão praticar o scanning em textos de sua escolha e compartilhar com a turma na próxima atividade

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura eficiente em Inglês.
  • Promover o aprendizado colaborativo em grupo.
  • Estimular a criatividade dos alunos através da criação de um mapa conceitual.
  • Incentivar os alunos a aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.
  • Promover a compreensão da importância do scanning no mundo digital.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual elaborado.
  • Capacidade de localizar informações-chave em textos em Inglês.
  • Uso adequado do vocabulário em Inglês.
  • Capacidade de aplicar o conceito de scanning em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de scanning.
  • Apresentar exemplos práticos de como usar o scanning em textos.
  • Orientar os grupos durante a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão e o diálogo entre os alunos durante a apresentação dos mapas conceituais.
  • Reforçar os conceitos aprendidos, esclarecendo quaisquer dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Contribuir para a criação do mapa conceitual.
  • Desenvolver as habilidades de leitura eficiente em Inglês.
  • Identificar palavras-chave em textos em Inglês.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.