Aula sobre Scanning
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos irão aprender como aplicar o método de scanning em textos em Inglês, de forma a encontrar rapidamente informações importantes em meio a um mar de palavras.
_Exemplo: Digamos que você precisa encontrar as informações sobre as férias de verão em um texto longo sobre atividades escolares. Com o scanning, você_ _pode_ _identificar palavras-chave, como "summer vacation", "holiday", "school break" e localizá-las facilmente no texto. Desta forma, você economiza tempo e consegue encontrar o que precisa sem precisar ler todo o conteúdo._
Etapa 1 - Pré-aula (tarefa de casa)
Antes do dia da atividade, os alunos devem assistir a um vídeo curto sobre scanning em Inglês.Etapa 2 - Introdução (em sala de aula)
Explique o conceito de scanning e como ele pode ser aplicado em textos do dia a dia. Em seguida, apresente um texto curto em Inglês ex: biografia) e os alunos farão uma leitura rápida para localizar informações-chave, como nome, idade, profissão, cidade natal, entre outras.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Divididos em grupos de três ou quatro, os alunos devem criar um mapa conceitual que contém uma ideia central (“scanning”) e oito sub-ideias:\- O que é scanning
\- Como aplicar o scanning em textos
\- O que são palavras-chave?
\- Como identificar palavras-chave
\- Exemplos de textos para aplicação de scanning
\- Dicas para uma leitura mais eficiente
\- Como usar o scanning na vida cotidiana
\- Por que o scanning é importante
Etapa 4 - Apresentação (em sala de aula)
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual, enquanto os outros grupos devem fazer perguntas sobre as informações apresentadasEtapa 5 - Conclusão (em sala de aula)
Conduza uma discussão sobre as ideias apresentadas pelos alunos, reforçando os conceitos discutidos e esclarecendo quaisquer dúvidas.Etapa 6 - Pós-atividade (tarefa de casa)
Os alunos deverão praticar o scanning em textos de sua escolha e compartilhar com a turma na próxima atividade
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura eficiente em Inglês.
- Promover o aprendizado colaborativo em grupo.
- Estimular a criatividade dos alunos através da criação de um mapa conceitual.
- Incentivar os alunos a aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.
- Promover a compreensão da importância do scanning no mundo digital.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual elaborado.
- Capacidade de localizar informações-chave em textos em Inglês.
- Uso adequado do vocabulário em Inglês.
- Capacidade de aplicar o conceito de scanning em situações cotidianas.
Ações do professor
- Explicar claramente o conceito de scanning.
- Apresentar exemplos práticos de como usar o scanning em textos.
- Orientar os grupos durante a criação do mapa conceitual.
- Estimular a discussão e o diálogo entre os alunos durante a apresentação dos mapas conceituais.
- Reforçar os conceitos aprendidos, esclarecendo quaisquer dúvidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Contribuir para a criação do mapa conceitual.
- Desenvolver as habilidades de leitura eficiente em Inglês.
- Identificar palavras-chave em textos em Inglês.
- Aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.