Aula sobre Semana De 1922 Fatos E Curiosidades

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento marcante para a cultura brasileira, que marcou o início do movimento modernista no país. Nessa semana, artistas e intelectuais se reuniram em São Paulo para apresentar suas obras e discutir novas ideias sobre arte, literatura e música. O objetivo desta aula é apresentar aos alunos os fatos e curiosidades sobre a Semana de 1922, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, faça uma breve introdução sobre a Semana de 1922, apresentando o contexto histórico e cultural do evento. Os alunos serão estimulados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a Semana de 1922, utilizando fontes diversas, como livros, sites e vídeos. Cada grupo deverá selecionar os fatos e curiosidades mais relevantes sobre o evento.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares (30 minutos)

    Cada grupo criará um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos (30 minutos)

    Cada grupo apresentará seus resultados para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior. Os alunos deverão avaliar o desempenho de seus colegas, preenchendo o template.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após as apresentações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre os fatos e curiosidades apresentados, comparando as informações e debatendo sobre as diferentes visões sobre a Semana de 1922.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os pontos mais importantes e reforçando os objetivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar o desempenho dos colegas e de receber feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: avalia a capacidade do grupo em trabalhar de forma organizada e colaborativa.
  • Construção dos argumentos: avalia a qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo.
  • Apresentação e comunicação: avalia a clareza e a objetividade da apresentação e a habilidade de comunicação do grupo.
  • Desempenho geral: avalia o desempenho geral do grupo na atividade.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Fornecer feedback construtivo para os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Semana de 1922 em grupo.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar os resultados para a turma e avaliar o desempenho dos colegas.
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias com os colegas.