Aula sobre Semana De 1922 Fatos E Curiosidades

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco na história da arte brasileira e mundial. O evento, que aconteceu em São Paulo, reuniu artistas e intelectuais que buscavam romper com as tradições artísticas do passado e criar uma nova linguagem artística que refletisse a modernidade e a diversidade cultural do Brasil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os fatos e curiosidades da Semana de 1922, bem como entender como ela influenciou a arte brasileira. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os estudantes serão incentivados a pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Entender

    Professor, apresente a Semana de Arte Moderna de 1922 e seus principais objetivos. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão pesquisar sobre os artistas e intelectuais que participaram da Semana de 1922 e criar um esboço do que eles acham que foi o evento.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupo, os alunos irão discutir e decidir quais informações são mais relevantes sobre a Semana de 1922 e como elas podem ser apresentadas de forma clara e objetiva.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo do template de design sprint, utilizando diferentes recursos visuais, como imagens, vídeos e textos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e receber feedbacks dos colegas e seus, professor. Eles irão avaliar o que funcionou bem e o que precisa ser melhorado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do template de design sprint criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em contextualizar a Semana de 1922 no tempo e no espaço.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os artistas e intelectuais que participaram da Semana de 1922.
  • Trabalhar em grupo para decidir quais informações são mais relevantes sobre o evento.
  • Criar um protótipo do template de design sprint com diferentes recursos visuais.