Aula sobre Semana De 1922 Fatos E Curiosidades

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco na história da arte brasileira. Nessa época, o país vivia um momento de transformações políticas, sociais e culturais. O evento reuniu artistas de diferentes áreas, como literatura, música, pintura e escultura, que apresentaram novas formas de expressão, rompendo com os padrões estéticos e culturais da época. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre a Semana de 1922, seus fatos e curiosidades, por meio da metodologia ativa Design Thinking. A ideia é que os estudantes criem um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor os sentimentos e as necessidades dos artistas da época.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o no período histórico. Se possível, compartilhe um vídeo curto sobre a Semana de 1922.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia. Cada grupo deverá preencher as informações sobre os artistas da Semana de 1922, respondendo às seguintes questões: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia (20 minutos)

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações coletadas e as conclusões a que chegaram.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Conduza uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas pelos alunos. Serão destacados os principais sentimentos e necessidades dos artistas da Semana de 1922.

  5. Etapa 5 - Atividade prática (30 minutos)

    Os alunos serão convidados a criar uma obra de arte inspirada na Semana de 1922, utilizando materiais diversos, como lápis de cor, tinta guache, papel, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras de arte (20 minutos)

    Cada aluno apresentará sua obra de arte para a turma, explicando as inspirações e os elementos utilizados.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Faça uma reflexão sobre a aula, destacando a importância da Semana de 1922 para a história da arte brasileira e a relevância da metodologia Design Thinking para a compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da Semana de 1922 para a história da arte brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia elaborado.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
  • Clareza na apresentação da obra de arte.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Conduzir a discussão em grupo e fazer reflexões sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Coletar informações relevantes para o mapa de empatia.
  • Utilizar materiais diversos na criação da obra de arte.
  • Apresentar a obra de arte de forma clara e objetiva.