Aula sobre Semana De 1922 Fatos E Curiosidades

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um movimento cultural que ocorreu em São Paulo e marcou a história da arte brasileira. Nessa época, o Brasil era um país predominantemente rural e conservador, e a Semana de Arte Moderna representou uma ruptura com a tradição acadêmica e uma busca por uma identidade cultural própria. O movimento teve como objetivo valorizar a arte brasileira e suas raízes culturais, além de buscar a modernização da arte e da cultura no país. A metodologia utilizada nesta aula será a gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre a Semana de Arte Moderna, a fim de desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, contextualize a Semana de Arte Moderna de 1922 e explique a metodologia da aula. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as instruções para a criação do jogo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e selecionar informações relevantes para o jogo. Você pode disponibilizar materiais como livros, revistas, sites e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas (30 minutos)

    Os alunos irão criar as cartas do jogo, sendo 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre a Semana de Arte Moderna. Oriente-os a criar perguntas e afirmações que abordem diferentes aspectos do movimento, como artistas, obras, ideias e influências.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo (20 minutos)

    Os grupos irão testar o jogo criado por outro grupo e dar feedbacks construtivos. Você pode orientar a avaliação do jogo, incentivando a criatividade, a originalidade e a relevância das perguntas e afirmações.

  5. Etapa 5 - Aperfeiçoamento do jogo (20 minutos)

    Com base nos feedbacks recebidos, os grupos irão aperfeiçoar o jogo e finalizar a criação das cartas.

  6. Etapa 6 - Jogo (30 minutos)

    Os grupos irão jogar o jogo criado por outro grupo e você irá mediar a atividade, incentivando a participação de todos e a reflexão sobre as informações abordadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula, fazendo uma reflexão sobre a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 e a habilidade desenvolvida pelos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na criação de jogos educativos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 na história da arte brasileira.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação das cartas do jogo.
  • Relevância e abrangência das perguntas e afirmações sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a criação e o jogo.

Ações do professor

  • Orientar e mediar a atividade, incentivando a participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na criação das cartas do jogo.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre o jogo criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.
  • Criar as cartas do jogo, com perguntas e afirmações relevantes e abrangentes sobre o movimento.
  • Participar ativamente do teste e do jogo, contribuindo para a reflexão crítica sobre a importância da Semana de Arte Moderna de 1922.