Aula sobre Semana De 1922 Fatos E Curiosidades

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento cultural que marcou a história do Brasil. Foi um movimento que trouxe novas ideias e conceitos para a arte brasileira, que até então era muito influenciada pelos padrões europeus. Nessa aula, vamos explorar os fatos e curiosidades que envolveram esse evento, para que os alunos possam entender a importância da Semana de 1922 na história da arte brasileira. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão os protagonistas da construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução (20 min)

    Professor, apresente o tema e contextualizar a Semana de Arte Moderna de 1922. Para isso, você pode utilizar imagens e vídeos que mostrem a época e os artistas envolvidos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (40 min)

    Os alunos irão pesquisar sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, buscando informações sobre os artistas envolvidos, as obras apresentadas e a repercussão do evento na época. Para isso, você pode disponibilizar materiais como textos, vídeos e imagens.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual (40 min)

    Os alunos irão construir um mapa conceitual sobre a Semana de Arte Moderna de 1922. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você pode utilizar ferramentas digitais para auxiliar na construção do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas (40 min)

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Você pode incentivar a troca de ideias e a discussão entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Análise crítica (40 min)

    Os alunos irão analisar criticamente a Semana de Arte Moderna de 1922, comparando as obras apresentadas com as tendências artísticas da época. Você pode incentivar a reflexão sobre a importância da Semana de 1922 para a arte brasileira e para a cultura do país.

  6. Etapa 6 - Síntese (20 min)

    Faça uma síntese da aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando a reflexão sobre a importância da Semana de Arte Moderna de 1922.

  7. Etapa 7 - Atividade de casa (opcional)

    Você pode propor uma atividade de casa para os alunos, como a criação de uma obra de arte inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 para a arte brasileira.
  • Promover a construção do conhecimento de forma colaborativa e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e construção do mapa conceitual.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
  • Análise crítica consistente e fundamentada sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.
  • Participação ativa nas discussões em sala de aula.
  • Criatividade e originalidade na atividade de casa (opcional).

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa e auxiliar na construção do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em sala de aula.
  • Fazer uma síntese da aula e destacar os principais pontos abordados.
  • Propor uma atividade de casa (opcional) para incentivar a criatividade e a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.
  • Construir o mapa conceitual de forma colaborativa e participativa.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar das discussões em sala de aula.
  • Analisar criticamente a Semana de Arte Moderna de 1922.
  • Realizar a atividade de casa (opcional) com criatividade e originalidade.