Aula sobre Semana De Arte Moderna Parte 2
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A Semana de Arte Moderna foi um evento histórico que ocorreu em São Paulo em 1922 e marcou o início do Modernismo no Brasil. Essa semana foi importante para a renovação da cultura brasileira e teve como objetivo romper com os padrões estéticos e culturais da época. Nesta aula, será trabalhada a Semana de Arte Moderna, que contou com a participação de artistas como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade. Será utilizada a metodologia _Design Sprint_ para que os alunos possam criar um template com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é a Semana de Arte Moderna e apresentando alguns dos artistas que participaram da segunda parte do evento. Em seguida, explique a metodologia _Design Sprint_ e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Entender
Peça que os alunos pesquisem sobre a Semana de Arte Moderna, buscando informações sobre os artistas e as obras apresentadas. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros e artigos, ou indicar sites confiáveis para a pesquisa.Etapa 3 - Esboçar
Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os alunos devem criar um esboço de um cartaz ou panfleto que represente a Semana de Arte Moderna. Eles podem utilizar imagens e textos para compor o material.Etapa 4 - Decidir
Os alunos devem apresentar seus esboços para a turma e discutir as ideias apresentadas. Em seguida, devem escolher uma ideia para ser desenvolvida na próxima etapa.Etapa 5 - Prototipar
Com base na ideia escolhida na etapa anterior, os alunos devem criar um protótipo do cartaz ou panfleto utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel, lápis de cor e canetas.Etapa 6 - Testar
Os alunos devem apresentar seus protótipos para a turma e discutir as ideias apresentadas. Em seguida, devem avaliar o trabalho dos colegas e dar sugestões para melhorias.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o trabalho realizado pelos alunos e destacando a importância da Semana de Arte Moderna para a cultura brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas etapas do _Design Sprint_.
- Qualidade do esboço e do protótipo criados pelos alunos.
- Capacidade de contextualizar a Semana de Arte Moderna no tempo e no espaço.
- Colaboração e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar a Semana de Arte Moderna e a metodologia _Design Sprint_.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do esboço e do protótipo.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Avaliar o trabalho dos alunos e dar feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a Semana de Arte Moderna e a segunda parte do evento.
- Criar um esboço de um cartaz ou panfleto que represente a Semana de Arte Moderna e a segunda parte do evento.
- Desenvolver um protótipo do cartaz ou panfleto utilizando materiais disponíveis em sala de aula.
- Participar ativamente das discussões em grupo e dar feedbacks construtivos aos colegas.