Aula sobre Semana De Arte Moderna Parte 2

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Semana de Arte Moderna, realizada em 1922 em São Paulo, foi um marco na história da arte brasileira. Nela, artistas e intelectuais apresentaram obras que rompiam com as tradições acadêmicas e buscavam uma identidade nacional. Nesta aula, os alunos irão aprofundar seus conhecimentos sobre a Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos, utilizando a metodologia _Design Thinking_ para criar um mapa de empatia. Eles irão explorar as diferentes visões e sentimentos dos artistas e do público da época, contextualizando-os no tempo e no espaço. Ao final, os alunos terão desenvolvido a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, compreendendo a importância da arte na construção da identidade cultural brasileira.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Contextualize o tema da Semana de Arte Moderna, apresentando suas principais características e artistas envolvidos. Em seguida, explique a metodologia _Design Thinking_ e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Oriente os alunos na criação de um mapa de empatia, dividido nos campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão pesquisar sobre os artistas e o público da época da Semana de Arte Moderna e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutir as informações coletadas em seus mapas de empatia. Eles deverão identificar as principais diferenças e semelhanças entre as visões e sentimentos dos artistas e do público da época.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar seus resultados para a turma, explicando as principais conclusões e aprendizados obtidos.

  5. Etapa 5 - Análise de obras de arte

    Apresente algumas obras de arte da época da Semana de Arte Moderna e os alunos irão analisá-las à luz das informações coletadas em seus mapas de empatia. Eles deverão identificar as principais características dos estilos apresentados e como eles se relacionam com as visões e sentimentos da época.

  6. Etapa 6 - Criação de uma obra de arte

    Oriente os alunos na criação de uma obra de arte inspirada nos estilos apresentados na Semana de Arte Moderna, utilizando os aprendizados obtidos em suas pesquisas e análises.

  7. Etapa 7 - Apresentação das obras de arte

    Cada aluno irá apresentar sua obra de arte para a turma, explicando suas principais inspirações e características.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a compreensão da importância da arte na construção da identidade cultural brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade e profundidade das análises realizadas.
  • Originalidade e criatividade na criação da obra de arte.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia _Design Thinking_.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Apresentar obras de arte relevantes e orientar as análises dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas e preencher o mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar uma obra de arte original e apresentá-la para a turma.