Aula sobre Semana De Arte Moderna Parte 2

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, foi um marco na história da arte brasileira. Nessa semana, artistas e intelectuais se reuniram para apresentar novas formas de expressão artística, quebrando com os padrões estéticos tradicionais. Nesta aula, os alunos irão conhecer a Semana de Arte Moderna, explorando as obras e ideias apresentadas pelos artistas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa _Gamificação_, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre a Semana de Arte Moderna.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Semana de Arte Moderna. Em seguida, explique a metodologia ativa _Gamificação_ e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos, em grupos, farão uma pesquisa sobre os artistas e obras apresentadas na Semana de Arte Moderna. Eles deverão buscar informações sobre o estilo, técnica e contexto histórico das obras.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Com base nas informações coletadas, os grupos criarão um mapa de registro de um jogo sobre a Semana de Arte Moderna. O mapa deve conter os campos _Nome do_ _j__ogo_, _Objetivo do_ _j__ogo_, _Desafios do_ _j__ogo_, _Níveis_, _Esquema de_ _r__ecompensas_, _Informações para o consumidor final_ e Por qual motiv_o seu jogo é engajador e será um sucesso?_. Oriente e auxilie os alunos durante o processo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como os jogadores podem aprender sobre a Semana de Arte Moderna.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão sobre as obras e ideias apresentadas pelos artistas na Semana de Arte Moderna. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia ativa _Gamificação_ contribuiu para seu aprendizado.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar as obras de arte no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do mapa de registro.
  • Qualidade e clareza na apresentação do jogo.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do mapa de registro.
  • Conduzir a discussão em grupo de forma produtiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do mapa de registro.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Contribuir de forma construtiva na discussão em grupo.