Aula sobre Semana De Arte Moderna Parte 2

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Semana de Arte Moderna foi um evento importante para a cultura brasileira, que aconteceu em 1922, em São Paulo. Nessa época, o Brasil passava por grandes mudanças políticas, sociais e culturais. A arte moderna surgiu como uma forma de expressão que rompia com as tradições e buscava novas formas de representação. Nesta aula, os alunos irão conhecer a Semana de Arte Moderna, marcada pela apresentação de obras de artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti. Será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC).

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize a aula, apresentando a Semana de Arte Moderna e seus principais artistas. Em seguida, explique a metodologia _Modelo de debate crítico_ (MDC) e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos pesquisem sobre os artistas Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti, suas obras e a importância de cada um para a arte moderna brasileira. Disponibilize materiais como livros, revistas, vídeos e sites para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Divida os alunos em grupos e estimule uma discussão sobre as obras dos artistas pesquisados. Cada grupo deve escolher uma obra para apresentar ao restante da turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação das obras

    Cada grupo deve apresentar a obra escolhida e explicar sua importância para a arte moderna brasileira. Os demais alunos devem fazer perguntas e comentários sobre as obras apresentadas.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Oriente os alunos na criação de um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para avaliar as obras apresentadas.

  6. Etapa 6 - Avaliação das obras

    Os alunos devem avaliar as obras apresentadas pelos grupos, utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e destaque a importância da Semana de Arte Moderna e dos artistas estudados para a cultura brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar obras de arte e argumentar sobre suas opiniões.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e análise das obras dos artistas estudados.
  • Qualidade da apresentação da obra escolhida pelo grupo.
  • Participação no debate em grupo e nas avaliações das obras apresentadas.

Ações do professor

  • Contextualizar a aula e explicar a metodologia _Modelo de debate crítico_ (MDC).
  • Disponibilizar materiais para pesquisa e auxiliar os alunos durante a atividade.
  • Estimular a participação dos alunos no debate em grupo e nas avaliações das obras apresentadas.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre os artistas e suas obras.
  • Participar ativamente do debate em grupo e das avaliações das obras apresentadas.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar as obras apresentadas.