Aula sobre Semana De Arte Moderna Parte 2

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922 em São Paulo, foi um marco na história da arte brasileira. Nela, artistas e intelectuais apresentaram novas formas de expressão, rompendo com os padrões estéticos até então vigentes. Nesta aula, irão conhecer a Semana de Arte Moderna, que contou com a participação de artistas como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma breve apresentação sobre a Semana de Arte Moderna e sua importância na história da arte brasileira. Apresente alguns dos artistas que participaram da Semana.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Tarsila do Amaral

    Os alunos serão divididos em grupos e encaminhados para a primeira estação. Nela, os alunos terão acesso a imagens das obras de Tarsila do Amaral e deverão responder a um questionário sobre a artista e sua obra. Os alunos deverão contextualizar a obra no tempo e no espaço.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Oswald de Andrade

    Na segunda estação, os alunos terão acesso a textos de Oswald de Andrade e deverão identificar as principais características do movimento antropofágico. Os alunos deverão contextualizar o movimento no tempo e no espaço.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Mário de Andrade

    Na terceira estação, os alunos terão acesso a textos de Mário de Andrade e deverão identificar as principais características do movimento modernista. Os alunos deverão contextualizar o movimento no tempo e no espaço.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos se reunirão em grupos para discutir as atividades realizadas. Cada grupo apresentará suas conclusões sobre as obras e movimentos estudados. Incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Produção de uma obra

    Os alunos deverão produzir uma obra de arte inspirada em um dos movimentos estudados. Forneça materiais como tinta, papel, lápis de cor, entre outros.

  7. Etapa 7 - Apresentação das obras

    Ao final da aula, os alunos apresentarão suas obras para a turma e farão uma breve explicação sobre a inspiração e o processo de criação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Habilidade em contextualizar as obras e movimentos estudados no tempo e no espaço.
  • Criatividade e originalidade na produção da obra de arte.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Fornecer materiais e recursos necessários para a realização das atividades.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Contextualizar as obras e movimentos estudados no tempo e no espaço.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na produção da obra de arte.
  • Apresentar a obra de forma clara e objetiva.