Aula sobre Semana De Arte Moderna Parte 2
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Semana de Arte Moderna foi um evento histórico que marcou a cultura brasileira. Nesta aula, os alunos irão aprofundar o conhecimento sobre a Semana de Arte Moderna e suas principais características. Será trabalhada a metodologia da _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Para isso, é importante que os alunos pesquisem e analisem diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a Semana de Arte Moderna, suas principais características e artistas. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Peça que os alunos pesquisem sobre a Semana de Arte Moderna, seus principais artistas e obras. Eles poderão utilizar livros, sites e vídeos para obter informações.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Oriente os alunos na criação de um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Eles deverão utilizar as informações obtidas na pesquisa e apresentar de forma organizada e criativa.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas conceituais. Incentive a participação de todos e a expressão de opiniões.Etapa 6 - Reflexão individual
Peça que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado no cotidiano.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Contextualizar a Semana de Arte Moderna no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a organização dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a participação e a expressão de opiniões dos alunos na discussão em grupo.
- Reforçar a importância da reflexão individual sobre o aprendizado.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das informações pesquisadas na criação do mapa conceitual.
- Organização e criatividade na apresentação do mapa conceitual.
- Participação e expressão de opiniões na discussão em grupo.
- Reflexão individual sobre o aprendizado.
- Cumprimento dos prazos estabelecidos para a realização das atividades.
Ações do professor
- Apresentar a Semana de Arte Moderna e suas principais características.
- Incentivar a pesquisa e a análise de diferentes estilos visuais.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação e a expressão de opiniões dos alunos na discussão em grupo.
- Encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a Semana de Arte Moderna, seus principais artistas e obras.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar suas ideias.
- Participar e expressar opiniões na discussão em grupo.
- Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado.