Aula sobre Semana De Arte Moderna Parte 2

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Semana de Arte Moderna foi um evento histórico que marcou a cultura brasileira. Nesta aula, os alunos irão aprofundar o conhecimento sobre a Semana de Arte Moderna e suas principais características. Será trabalhada a metodologia da _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Para isso, é importante que os alunos pesquisem e analisem diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a Semana de Arte Moderna, suas principais características e artistas. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos pesquisem sobre a Semana de Arte Moderna, seus principais artistas e obras. Eles poderão utilizar livros, sites e vídeos para obter informações.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Oriente os alunos na criação de um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Eles deverão utilizar as informações obtidas na pesquisa e apresentar de forma organizada e criativa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas conceituais. Incentive a participação de todos e a expressão de opiniões.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Peça que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar a Semana de Arte Moderna no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a organização dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação e a expressão de opiniões dos alunos na discussão em grupo.
  • Reforçar a importância da reflexão individual sobre o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das informações pesquisadas na criação do mapa conceitual.
  • Organização e criatividade na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação e expressão de opiniões na discussão em grupo.
  • Reflexão individual sobre o aprendizado.
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos para a realização das atividades.

Ações do professor

  • Apresentar a Semana de Arte Moderna e suas principais características.
  • Incentivar a pesquisa e a análise de diferentes estilos visuais.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a expressão de opiniões dos alunos na discussão em grupo.
  • Encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Semana de Arte Moderna, seus principais artistas e obras.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar suas ideias.
  • Participar e expressar opiniões na discussão em grupo.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado.