Aula sobre Semana De Arte Moderna

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Semana de Arte Moderna foi um evento que ocorreu em São Paulo, em 1922, e marcou o início do Modernismo no Brasil. Nessa época, a arte brasileira ainda era muito influenciada pela Europa, e os artistas modernistas buscavam uma identidade própria para a arte brasileira. A Semana de Arte Moderna foi um marco nesse sentido, pois apresentou ao público obras de arte que rompiam com as tradições acadêmicas e buscavam novas formas de expressão. Os alunos irão aprender sobre a Semana de Arte Moderna e como ela influenciou a arte brasileira. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a Semana de Arte Moderna. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas sobre o tema e a expressar suas opiniões.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um problema relacionado à Semana de Arte Moderna. Eles deverão pesquisar sobre o problema e apresentar suas soluções para a turma.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as soluções apresentadas e escolher a melhor solução para o problema. Eles deverão justificar sua escolha.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os grupos irão apresentar seus templates para a turma e discutir as avaliações feitas por eles.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão e reforce os conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e o pensamento crítico sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Justificativa clara da escolha da melhor solução para o problema apresentado.
  • Coerência entre as avaliações feitas pelos alunos e a qualidade da atividade realizada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os conceitos aprendidos.
  • Avaliar a qualidade da atividade realizada pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade sobre o tema.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e coerente.
  • Justificar de forma clara a escolha da melhor solução para o problema apresentado.
  • Avaliar a atividade realizada utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs criado.