Aula sobre Semana De Arte Moderna
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A Semana de Arte Moderna é um marco na história da arte brasileira, que aconteceu em São Paulo, em 1922. Nessa semana, artistas e intelectuais apresentaram novas ideias e propostas artísticas que romperam com a tradição acadêmica e influenciaram a produção cultural do país nas décadas seguintes. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos a importância desse evento para a arte brasileira e como ele influenciou a produção artística do país. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que permitirá aos alunos desenvolverem empatia com o tema e criar um mapa de empatia para explorar os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie apresentando o tema da Semana de Arte Moderna e sua importância para a arte brasileira. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de pesquisar sobre um dos artistas ou intelectuais que participaram do evento.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Cada grupo criará um mapa de empatia (imagem em anexo) sobre o artista ou intelectual que pesquisou, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos desenvolvam empatia com o tema e compreendam a perspectiva do artista ou intelectual.Etapa 3 - Discussão em grupo
Em seguida, os grupos apresentarão seus mapas de empatia e haverá uma discussão em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas. O objetivo é que os alunos compreendam as diferentes visões sobre a Semana de Arte Moderna e como ela influenciou a produção artística do país.Etapa 4 - Produção artística
Cada aluno deverá produzir uma obra de arte inspirada na Semana de Arte Moderna, utilizando as técnicas e propostas apresentadas pelos artistas e intelectuais do evento. O objetivo é que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos e desenvolvam sua criatividade.Etapa 5 - Apresentação das obras
Os alunos apresentarão suas obras de arte para a turma e haverá uma discussão sobre as diferentes propostas e técnicas utilizadas. O objetivo é que os alunos compartilhem suas produções e compreendam as diferentes formas de expressão artística.Etapa 6 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a importância da Semana de Arte Moderna para a arte brasileira e como ela influenciou a produção cultural do país. Os alunos também serão convidados a refletir sobre sua própria produção artística e como ela se relaciona com as propostas apresentadas pelos artistas e intelectuais do evento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas sobre a Semana de Arte Moderna.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e das diferentes perspectivas apresentadas.
- Aplicação das técnicas e propostas apresentadas pelos artistas e intelectuais da Semana de Arte Moderna na produção artística.
- Criatividade e originalidade na produção artística.
Ações do professor
- Apresentar o tema da Semana de Arte Moderna e sua importância para a arte brasileira.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na produção artística.
- Conduzir as discussões em grupo e a reflexão final.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um dos artistas ou intelectuais que participaram da Semana de Arte Moderna.
- Criar um mapa de empatia sobre o artista ou intelectual pesquisado.
- Produzir uma obra de arte inspirada na Semana de Arte Moderna.
- Apresentar a obra de arte para a turma.
- Refletir sobre a importância da Semana de Arte Moderna e sobre sua própria produção artística.