Aula sobre Semana De Arte Moderna

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Semana de Arte Moderna foi um evento histórico que ocorreu em São Paulo, em 1922, e teve como objetivo apresentar as novas tendências artísticas que estavam surgindo no Brasil e no mundo. Foi um marco na história da arte brasileira e influenciou profundamente a produção artística do país. Os alunos serão apresentados a esse evento histórico por meio da metodologia ativa de Gamificação, na qual eles criarão um mapa de registro de um jogo que aborda o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre a Semana de Arte Moderna, explicando o contexto histórico e as principais características das novas tendências artísticas que surgiram na época. Em seguida, apresente a metodologia de Gamificação e explique como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um mapa de registro (imagem em anexo) de um jogo sobre a Semana de Arte Moderna. O mapa deve conter os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. Forneça orientações e exemplos para ajudar os alunos na criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo apresentará seu mapa para a turma, explicando as escolhas feitas em cada campo e justificando por que seu jogo é engajador e será um sucesso.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre as diferentes abordagens e estratégias utilizadas pelos grupos na criação dos mapas. Medie a discussão e incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Produção visual

    Os alunos serão desafiados a criar uma produção visual inspirada na Semana de Arte Moderna. Eles podem escolher entre pintura, desenho, colagem, escultura ou outra técnica de sua preferência. Forneça materiais e orientações para ajudar os alunos na produção.

  6. Etapa 6 - Apresentação das produções

    Cada aluno apresentará sua produção visual para a turma, explicando as escolhas feitas e como elas se relacionam com a Semana de Arte Moderna.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre a aula, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando as novas tendências artísticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de registro criado pelo grupo.
  • Originalidade e criatividade na produção visual.
  • Coerência entre a produção visual e a Semana de Arte Moderna.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa de registro e da produção visual.

Ações do professor

  • Fornecer orientações e exemplos para ajudar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Mediar a discussão em grupo sobre as diferentes abordagens e estratégias utilizadas pelos grupos na criação dos mapas.
  • Fornecer materiais e orientações para ajudar os alunos na produção visual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula e destacar os principais aprendizados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de registro criativo e bem elaborado.
  • Produzir uma obra de arte original e coerente com a Semana de Arte Moderna.
  • Apresentar o mapa de registro e a produção visual de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo e contribuir para a reflexão final sobre a aula.