Aula sobre Semana De Arte Moderna
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve apresentação sobre a Semana de Arte Moderna, contextualizando o evento e seus principais artistas. Exiba um vídeo curto sobre o tema.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - História em quadrinhosOs alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação, onde irão criar uma história em quadrinhos sobre a Semana de Arte Moderna. Eles deverão utilizar elementos visuais e textuais para contar a história, além de pesquisar sobre os principais artistas e obras apresentadas na Semana.
Estação 2 - Colagem
Na segunda estação, os alunos irão criar uma colagem inspirada nas obras apresentadas na Semana de Arte Moderna. Eles deverão utilizar materiais diversos, como revistas, jornais, tecidos, entre outros, para criar uma obra que represente o movimento modernista.
Estação 3 - Pintura
Na terceira estação, os alunos irão criar uma pintura inspirada nas obras apresentadas na Semana de Arte Moderna. Eles deverão utilizar tintas e pincéis para criar uma obra que represente o movimento modernista.
Etapa 3 - Socialização
Ao final das estações, os grupos irão socializar suas produções com a turma, apresentando suas histórias em quadrinhos, colagens e pinturas. Medie a discussão sobre as obras e o movimento modernista.Etapa 4 - Reflexão
Para finalizar, os alunos irão refletir sobre o que aprenderam e como as atividades realizadas contribuíram para o desenvolvimento de suas habilidades em diálogo com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades em diálogo com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a socialização e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento nas atividades propostas.
- Qualidade e criatividade das produções visuais.
- Habilidade em diálogo com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o evento.
- Mediar a discussão sobre as obras e o movimento modernista.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a socialização e o trabalho em grupo.
- Refletir sobre o que foi aprendido e como as atividades contribuíram para o desenvolvimento das habilidades dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Utilizar elementos visuais e textuais para criar uma história em quadrinhos sobre a Semana de Arte Moderna.
- Criar uma colagem inspirada nas obras apresentadas na Semana de Arte Moderna.
- Criar uma pintura inspirada nas obras apresentadas na Semana de Arte Moderna.
- Refletir sobre o que foi aprendido e como as atividades contribuíram para o desenvolvimento de suas habilidades em diálogo com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.