Aula sobre Semana De Arte Moderna

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Semana de Arte Moderna foi um evento que ocorreu em São Paulo, em 1922, e que marcou a história da arte brasileira. Nessa semana, artistas e intelectuais apresentaram novas ideias e conceitos que romperam com a tradição acadêmica da época. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos a importância desse evento para a história da arte brasileira e como ele influenciou a produção artística do país. Para isso, utilize a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre a Semana de Arte Moderna e produzir um texto de até 10 linhas sobre o que entenderam do evento. Esse texto será utilizado como base para a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema e contextualize a Semana de Arte Moderna. Serão utilizados exemplos de obras de arte produzidas antes e depois do evento para mostrar a diferença entre a arte acadêmica e a arte moderna.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’ para avaliar a atividade. O objetivo é que eles possam expressar suas opiniões sobre o que foi apresentado e o que acharam interessante ou não.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir suas opiniões sobre a Semana de Arte Moderna e sobre o template de Dinâmica dos 3 Qs. Medie a discussão e incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template e explicar suas opiniões sobre a atividade. Avalie a participação dos alunos e incentive a reflexão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância da Semana de Arte Moderna para a história da arte brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a história da arte brasileira.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do texto produzido pelos alunos sobre a Semana de Arte Moderna.
  • Criatividade na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza na apresentação do template e das opiniões dos alunos.
  • Reflexão crítica sobre o tema abordado.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Avaliar a qualidade do texto produzido pelos alunos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da Semana de Arte Moderna.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Semana de Arte Moderna.
  • Criar um texto sobre o que entenderam do evento.
  • Elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o template e as opiniões sobre a atividade.