Semelhança de polígonos

Nessa aula de Matemática, vamos estudar sobre semelhança de polígonos, vamos aplicar os conceitos que estudamos para resolver situações-problema. Pegue um caderno, lápis e borracha e vem pros para os estudos no #AprendiZAP 👨‍🏫

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Os triângulos ABC e DEF são semelhantes. Sabendo que o perímetro do triângulo ABC é 28 cm, determine o valores de x e y e o valor do perímetro do triângulo DEF:

    A) x = 36 cm, y = 30 cm e o perímetro é 66 cm

    B) x = 16 cm, y = 22 cm e o perímetro é 56 cm

    C) x = 30 cm, y = 36 cm e o perímetro é 84 cm

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Rotação por estações:

    A semelhança de polígonos é um tema importante na Matemática, pois permite a compreensão de como figuras geométricas podem ser ampliadas ou reduzidas mantendo suas proporções. É um conceito fundamental para a compreensão de diversos assuntos, como trigonometria e geometria analítica.

    Exemplos práticos:

    - Ampliação ou redução de mapas;

    - Ampliação ou redução de plantas de casas;

    - Ampliação ou redução de desenhos.

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  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a semelhança de polígonos é um conceito importante na Matemática, pois permite comparar figuras geométricas e identificar suas propriedades. Mostre exemplos práticos, como a semelhança entre triângulos em placas de trânsito ou em mapas.

    Sala de Aula Invertida:

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  5. 5. Estudo de Caso:

    A semelhança de polígonos é um tema importante na Matemática, pois permite a compreensão de conceitos como proporção, razão e escala. Além disso, é uma ferramenta útil em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia e na cartografia. Nesta aula, vamos aprender sobre as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

    Exemplo prático:

    Imagine que você precisa construir uma maquete de uma casa em escala reduzida. Para isso, é necessário que você saiba as medidas exatas de cada parte da casa. No entanto, se a casa for muito grande, pode ser difícil medir todas as partes. Nesse caso, a semelhança de polígonos pode ser uma solução. Você pode medir apenas algumas partes da casa e, a partir daí, calcular as medidas das outras partes usando a proporção entre os polígonos semelhantes.

    Estudo de Caso

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  6. 6. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A semelhança de polígonos é um tema importante na Matemática, pois permite a compreensão de conceitos como proporção, razão e escala. Além disso, é uma habilidade fundamental para a resolução de problemas em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos irão aprender a reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

    Exemplo prático:

    Utilize imagens de construções famosas, como a Torre Eiffel, para exemplificar a aplicação da semelhança de polígonos na arquitetura.

    Aprendizagem Baseada em Problemas

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  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A semelhança de polígonos é um tema importante na Matemática, pois permite a compreensão de conceitos como proporção, razão e escala. Além disso, é uma habilidade fundamental para a resolução de problemas em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos irão aprender a reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

    Exemplo prático:

    Utilize imagens de construções famosas, como a Torre Eiffel, para exemplificar a aplicação da semelhança de polígonos na arquitetura. Também pode utilizar mapas e plantas de casas para mostrar como a escala é importante na representação de objetos em diferentes tamanhos.

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  8. 8. Cultura Maker:

    A semelhança de polígonos é uma importante habilidade matemática que permite comparar e analisar figuras geométricas. Ela é muito utilizada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
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