Aula sobre Semelhanca De Poligonos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A semelhança de polígonos é um tema importante na Matemática, pois permite a compreensão de conceitos como proporção, razão e escala. Além disso, é uma habilidade fundamental para a resolução de problemas em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos irão aprender a reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

Exemplo prático:

Utilize imagens de construções famosas, como a Torre Eiffel, para exemplificar a aplicação da semelhança de polígonos na arquitetura.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente um problema para a turma: "Um arquiteto precisa construir uma réplica em escala de uma casa. Como ele pode utilizar a semelhança de polígonos para calcular as dimensões da réplica?". Importante trazer o conceito de escala que significa a relação de uma representação de algum objeto, construção entre o objeto/construção real, mantendo suas medidas de forma proporcional.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Peça que os alunos, em grupos, de 4 ou 5 alunos, discutam e proponham alternativas para resolver o problema apresentado. Forneça materiais como régua, compasso e papel quadriculado para auxiliar na resolução. Caso não seja possível fornecer papel quadriculado, peça para que eles construam em uma folha sulfite, um papel quadriculado 21x21 com espaçamento de 1cm.

  3. Etapa 3 - Acompanhamento de construção

    Percorra pela sala entendendo os níveis de entendimento da atividade e progresso em relação a possibilidades de resolução. Se necessário, traga um exemplo pontual que possa destravar as possibilidades de raciocínio dos alunos, como expansão de fotos, por exemplo.

  4. Etapa 4 - - Solução

    Os grupos apresentam suas soluções para a turma, sendo um grupo por vez. Incentive a discussão e o debate após as apresentações para que todos possam compreender as diferentes abordagens.

  5. Etapa 5 - Diário de Bordo

    Os alunos, com seus mesmos grupos, criam um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo da atividade é registrar o processo de aprendizagem e as soluções encontradas dentro do grupo. No campo problema peça para os alunos colocarem a proposta trazida pelo professor, a geração de alternativas, os alunos podem descrever o que pensaram para chegar no resultado, que será registrado no campo de resultados.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos refletem sobre o processo de aprendizagem e as habilidades desenvolvidas em roda, trazendo seus diferentes pensamentos durante o processo para chegar no resultado. Incentive a discussão sobre a importância da semelhança de polígonos na resolução de problemas práticos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor avalia o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das condições necessárias e suficientes para a semelhança de polígonos.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento em novos problemas.
  • Participação ativa e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e estimular a discussão em grupo.
  • Fornecer materiais e recursos analógicos para auxiliar na resolução dos problemas.
  • Incentivar a reflexão e a discussão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Propor alternativas para a resolução dos problemas.
  • Registrar o processo de aprendizagem no diário de bordo.