Aula sobre Semelhanca De Poligonos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A semelhança de polígonos é um tema importante na Matemática, pois permite a compreensão de conceitos como proporção, razão e escala. Além disso, é uma habilidade fundamental para a resolução de problemas em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos irão aprender a reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

Exemplo prático:

Utilize imagens de construções famosas, como a Torre Eiffel, para exemplificar a aplicação da semelhança de polígonos na arquitetura. Também pode utilizar mapas e plantas de casas para mostrar como a escala é importante na representação de objetos em diferentes tamanhos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da semelhança de polígonos e divida os alunos em grupo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes. Oriente a pesquisa e forneça materiais de apoio, como livros e artigos.

  3. Etapa 3 - Discussão

    Os grupos irão discutir as informações coletadas e preparar os argumentos para a apresentação. Oriente a discussão e forneça feedbacks sobre os argumentos.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Os grupos irão preparar a apresentação dos argumentos, utilizando recursos, como cartazes e desenhos. Oriente a preparação da apresentação e forneça feedbacks sobre a organização dos materiais.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar os argumentos para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Os grupos irão discutir as avaliações recebidas e refletir sobre o desempenho na atividade. Oriente a discussão e forneça feedbacks sobre o processo de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância da semelhança de polígonos na resolução de problemas em diversas áreas. Os alunos podem também avaliar a atividade e o desempenho do professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Fomentar a autonomia dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de diálogo e troca de ideias.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica.
  • Estimular a curiosidade e a busca por conhecimento;

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Qualidade da pesquisa;
  • Participação na discussão.
  • Qualidade da apresentação;

Ações do professor

  • Fornecer feedbacks sobre o processo de aprendizagem;
  • Orientar a pesquisa e apresentação;
  • Fornecer materiais de apoio;
  • Avaliar a apresentação dos grupos;
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Apresentar ideias coerentes e fundamentadas.
  • Preparar a apresentação dos argumentos;
  • Realizar a pesquisa;
  • Participar da discussão sobre o tema;