Aula sobre Semelhanca De Poligonos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A semelhança de polígonos é uma importante habilidade matemática que permite comparar e analisar figuras geométricas. Ela é muito utilizada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique sua importância na Matemática e em outras áreas. Serão apresentados exemplos de figuras semelhantes.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de figuras geométricas para analisar e discutir. Eles deverão identificar quais figuras são semelhantes e por quê.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo - Problema

    Os grupos criarão um problema relacionado à semelhança de polígonos e anotarão no campo de Problema do diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo - Geração de Alternativas

    Os grupos irão gerar alternativas para solucionar o problema criado e anotarão no campo de Geração de Alternativas do diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo - Solução

    Os grupos escolherão a melhor alternativa para solucionar o problema criado e anotarão no campo de Solução do diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma e discutirá as soluções encontradas.

  7. Etapa 7 - Atividade prática

    Os alunos irão aplicar os conceitos de semelhança de polígonos em uma atividade prática, como a construção de uma maquete ou a criação de um desenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Aplicar a metodologia ativa Cultura Maker para tornar a aula mais envolvente e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade e criatividade do problema criado no diário de bordo.
  • Coerência e eficácia da solução escolhida no diário de bordo.
  • Participação dos alunos na atividade prática.
  • Apresentação clara e organizada do diário de bordo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e sua importância.
  • Orientar e estimular a discussão em grupo.
  • Auxiliar os grupos na criação do diário de bordo.
  • Avaliar e dar feedback sobre os diários de bordo e a atividade prática.
  • Estimular a participação dos alunos na apresentação dos diários de bordo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um problema criativo e desafiador no diário de bordo.
  • Gerar alternativas e escolher a melhor solução no diário de bordo.
  • Participar da atividade prática.
  • Apresentar claramente o diário de bordo para a turma.