Aula sobre Semelhanca De Poligonos
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Exemplo prático:
Imagine que você precisa construir uma maquete de uma casa em escala reduzida. Para isso, é necessário que você saiba as medidas exatas de cada parte da casa. No entanto, se a casa for muito grande, pode ser difícil medir todas as partes. Nesse caso, a semelhança de polígonos pode ser uma solução. Você pode medir apenas algumas partes da casa e, a partir daí, calcular as medidas das outras partes usando a proporção entre os polígonos semelhantes.
Estudo de Caso
Etapa 1 - Estudo de caso
\- Apresente um estudo de caso envolvendo a semelhança de triângulos. Pode ter relação com alguma construção existente que tenha essa relação.\- Os alunos devem analisar o caso e entender o que é necessário e suficiente para que os triângulos sejam semelhantes.
\- Os alunos podem fazer grupos de 4 ou 5 pessoas para essa análise. Nesse primeiro momento não é necessário registrar as informações discutidas em grupos.
Etapa 2 - Infográfico
\- Traga para a aula a ideia de infográfico e como ela pode trazer visualmente explicações e entendimentos de uma forma melhor.\- Distribua um modelo de infográfico, em que seu entendimento seja o melhor para a representação de ideias de semelhança de triângulos.
Etapa 3 - Registro no Infográfico
\- Os grupos registrarão no infográfico suas análises do entendimento do que é necessário e suficiente para que os triângulos sejam semelhantes.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
\- Construa uma roda na sala\- Cada grupo apresenta o seu infográfico e explica as condições necessárias e suficientes para a semelhança de triângulos.
Etapa 5 - Debate
\- Os alunos participam de um debate sobre a importância da semelhança de polígonos na vida cotidiana.Etapa 6 - Resumo
\- Faça uma síntese da aula e reforça os conceitos aprendidos.Etapa 7 - Exercícios
\- Construa uma lista de exercícios sobre semelhança de polígonos para que os alunos resolvam sozinhos.
Intencionalidades pedagógicas
- Aplicar os conceitos aprendidos na prática.
- Promover a reflexão sobre os conceitos aprendidos.
- Estimular a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.
- Promover a comunicação e a expressão oral dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração dos alunos.
- Identificação correta das condições necessárias e suficientes para a semelhança de triângulos.
- Qualidade da apresentação.
- Construção de respostas para os exercícios.
Ações do professor
- Estimular a reflexão sobre os conceitos aprendidos.
- Apresentar o estudo de caso e orientar os alunos sobre como analisá-lo.
- Acompanhar o trabalho dos grupos e tirar dúvidas.
- Trazer modelo de infográfico
- Distribuir os exercícios e orientar os alunos sobre como resolvê-los.
Ações do aluno
- Identificar as condições necessárias e suficientes para a semelhança de triângulos.
- Discutir em grupo as respostas encontradas.
- Apresentar o infográfico e explicar as condições necessárias e suficientes para a semelhança de triângulos.
- Resolver os exercícios.
- Participar do debate, expressando opiniões e argumentos com base no que foi construído.