Aula sobre Semelhanca De Poligonos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A semelhança de polígonos é um tema importante na Matemática, pois permite a compreensão de conceitos como proporção, razão e escala. Além disso, é uma ferramenta útil em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia e na cartografia. Nesta aula, vamos aprender sobre as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

Exemplo prático:

Imagine que você precisa construir uma maquete de uma casa em escala reduzida. Para isso, é necessário que você saiba as medidas exatas de cada parte da casa. No entanto, se a casa for muito grande, pode ser difícil medir todas as partes. Nesse caso, a semelhança de polígonos pode ser uma solução. Você pode medir apenas algumas partes da casa e, a partir daí, calcular as medidas das outras partes usando a proporção entre os polígonos semelhantes.

Estudo de Caso


  1. Etapa 1 - Estudo de caso

    \- Apresente um estudo de caso envolvendo a semelhança de triângulos. Pode ter relação com alguma construção existente que tenha essa relação.

    \- Os alunos devem analisar o caso e entender o que é necessário e suficiente para que os triângulos sejam semelhantes.

    \- Os alunos podem fazer grupos de 4 ou 5 pessoas para essa análise. Nesse primeiro momento não é necessário registrar as informações discutidas em grupos.


  2. Etapa 2 - Infográfico

    \- Traga para a aula a ideia de infográfico e como ela pode trazer visualmente explicações e entendimentos de uma forma melhor.

    \- Distribua um modelo de infográfico, em que seu entendimento seja o melhor para a representação de ideias de semelhança de triângulos.


  3. Etapa 3 - Registro no Infográfico

    \- Os grupos registrarão no infográfico suas análises do entendimento do que é necessário e suficiente para que os triângulos sejam semelhantes.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    \- Construa uma roda na sala

    \- Cada grupo apresenta o seu infográfico e explica as condições necessárias e suficientes para a semelhança de triângulos.


  5. Etapa 5 - Debate

    \- Os alunos participam de um debate sobre a importância da semelhança de polígonos na vida cotidiana.

  6. Etapa 6 - Resumo

    \- Faça uma síntese da aula e reforça os conceitos aprendidos.

  7. Etapa 7 - Exercícios

    \- Construa uma lista de exercícios sobre semelhança de polígonos para que os alunos resolvam sozinhos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Aplicar os conceitos aprendidos na prática.
  • Promover a reflexão sobre os conceitos aprendidos.
  • Estimular a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.
  • Promover a comunicação e a expressão oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos.
  • Identificação correta das condições necessárias e suficientes para a semelhança de triângulos.
  • Qualidade da apresentação.
  • Construção de respostas para os exercícios.

Ações do professor

  • Estimular a reflexão sobre os conceitos aprendidos.
  • Apresentar o estudo de caso e orientar os alunos sobre como analisá-lo.
  • Acompanhar o trabalho dos grupos e tirar dúvidas.
  • Trazer modelo de infográfico
  • Distribuir os exercícios e orientar os alunos sobre como resolvê-los.

Ações do aluno

  • Identificar as condições necessárias e suficientes para a semelhança de triângulos.
  • Discutir em grupo as respostas encontradas.
  • Apresentar o infográfico e explicar as condições necessárias e suficientes para a semelhança de triângulos.
  • Resolver os exercícios.
  • Participar do debate, expressando opiniões e argumentos com base no que foi construído.