Aula sobre Semelhanca De Poligonos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
- Ampliação ou redução de mapas;
- Ampliação ou redução de plantas de casas;
- Ampliação ou redução de desenhos.
Etapa 1 - Introdução
\- Apresente o tema e explica a importância da semelhança de polígonos;\- Os alunos fazem anotações em seus cadernos.
Etapa 2 - Explicando “rotação por estações”
\- Explique para a sala sobre a metodologia da aula baseada em rotação por estações. Que cada grupo ficará em uma estação por um determinado tempo para realizar a atividade daquela estação, e depois o grupo trocará de estação para a próxima etapa.\- Explique também as atividades de cada estação para que a atividade consiga fluir de uma melhor forma, e deixe claro qual é a primeira, segunda e terceira e assim por diante.
Etapa 3 - Divisão de grupos
\- Divida a turma em grupos em quantidade iguais e direcione os grupos para as estações construídas.Etapa 4 - Divisão das estações
Estação 1 - Teoria\- Prepare um material com a teoria sobre semelhança de polígonos;
\- Os alunos leem o material e fazem anotações em seus cadernos;
Estação 2 - Exemplos
\- Prepare exemplos práticos de semelhança de polígonos;
\- Os alunos resolvem os exemplos em seus cadernos;
Estação 3 - Aplicação
\- Prepare exercícios de aplicação de semelhança de polígonos;
\- Os alunos resolvem os exercícios em seus cadernos;
Etapa 5 - Execução da atividade
\- Acompanhe a atividade mediando dúvidas e o tempo de cada estação. Ande pelos grupos ouvindo sua discussão e acompanhando as dinâmicas de participação.Etapa 6 - Discussão em grupo
\- Promova uma discussão em grupo sobre a atividade;\- Os alunos compartilham suas avaliações e sugestões;
\- Faça uma síntese das avaliações e sugestões.
Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs
\- Os alunos criam um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal;\- Os alunos avaliam a atividade e preenchem o template;
\- Recolha os templates para avaliação.
Etapa 8 - Encerramento
\- Faça uma revisão dos conceitos abordados na aula;\- Os alunos fazem anotações finais em seus cadernos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes;
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
- Promover a reflexão crítica sobre a atividade.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos de semelhança de polígonos;
- Habilidade em resolver exercícios de aplicação;
- Participação na Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Preparar o material para as estações;
- Tirar dúvidas e explicar os conceitos;
- Promover a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Ler o material e fazer anotações;
- Resolver os exemplos e exercícios;
- Participar da Dinâmica dos 3 Qs.