Aula sobre Semelhanca De Poligonos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A semelhança de polígonos é um tema importante na Matemática, pois permite a compreensão de como figuras geométricas podem ser ampliadas ou reduzidas mantendo suas proporções. É um conceito fundamental para a compreensão de diversos assuntos, como trigonometria e geometria analítica.

Exemplos práticos:

- Ampliação ou redução de mapas;

- Ampliação ou redução de plantas de casas;

- Ampliação ou redução de desenhos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Apresente o tema e explica a importância da semelhança de polígonos;

    \- Os alunos fazem anotações em seus cadernos.


  2. Etapa 2 - Explicando “rotação por estações”

    \- Explique para a sala sobre a metodologia da aula baseada em rotação por estações. Que cada grupo ficará em uma estação por um determinado tempo para realizar a atividade daquela estação, e depois o grupo trocará de estação para a próxima etapa.

    \- Explique também as atividades de cada estação para que a atividade consiga fluir de uma melhor forma, e deixe claro qual é a primeira, segunda e terceira e assim por diante.


  3. Etapa 3 - Divisão de grupos

    \- Divida a turma em grupos em quantidade iguais e direcione os grupos para as estações construídas.

  4. Etapa 4 - Divisão das estações

    Estação 1 - Teoria

    \- Prepare um material com a teoria sobre semelhança de polígonos;

    \- Os alunos leem o material e fazem anotações em seus cadernos;

    Estação 2 - Exemplos

    \- Prepare exemplos práticos de semelhança de polígonos;

    \- Os alunos resolvem os exemplos em seus cadernos;

    Estação 3 - Aplicação

    \- Prepare exercícios de aplicação de semelhança de polígonos;

    \- Os alunos resolvem os exercícios em seus cadernos;


  5. Etapa 5 - Execução da atividade

    \- Acompanhe a atividade mediando dúvidas e o tempo de cada estação. Ande pelos grupos ouvindo sua discussão e acompanhando as dinâmicas de participação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    \- Promova uma discussão em grupo sobre a atividade;

    \- Os alunos compartilham suas avaliações e sugestões;

    \- Faça uma síntese das avaliações e sugestões.


  7. Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs

    \- Os alunos criam um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal;

    \- Os alunos avaliam a atividade e preenchem o template;

    \- Recolha os templates para avaliação.


  8. Etapa 8 - Encerramento

    \- Faça uma revisão dos conceitos abordados na aula;

    \- Os alunos fazem anotações finais em seus cadernos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Promover a reflexão crítica sobre a atividade.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de semelhança de polígonos;
  • Habilidade em resolver exercícios de aplicação;
  • Participação na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Preparar o material para as estações;
  • Tirar dúvidas e explicar os conceitos;
  • Promover a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Ler o material e fazer anotações;
  • Resolver os exemplos e exercícios;
  • Participar da Dinâmica dos 3 Qs.