Aula sobre Semelhanca De Poligonos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a semelhança de polígonos é um conceito importante na Matemática, pois permite comparar figuras geométricas e identificar suas propriedades. Mostre exemplos práticos, como a semelhança entre triângulos em placas de trânsito ou em mapas.
Sala de Aula Invertida:
Etapa 1 - Preparação
Selecione materiais didáticos como vídeos, livros, revistas, jornais, entre outros, que contenham informações sobre semelhança de polígonos. Os alunos devem ter acesso a esses materiais antes da aula.Etapa 2 - Mapa Conceitual
Na sala de aula, em grupos de 4 ou 5 alunos, proponha a construção de um mapa conceitual sobre semelhança de polígonos em uma folha sulfite. A ideia central deve ser "Condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes". As sub-ideias podem ser: lados proporcionais, ângulos congruentes, triângulos congruentes, razão de semelhança, teorema de Tales, entre outras condições de semelhança.Etapa 3 - Discussão em Grupo
Proponha uma discussão, em formato de círculo, sobre as informações encontradas nos materiais didáticos e colocadas no mapa conceitual. Oriente a discussão trazendo perguntas sobre quais sub-ideias colocadas, o que elas significam e se há diferenças entre os mapas conceituais. Esclareça dúvidas e traga explicação dos conceitos, quando necessário.Etapa 4 - Exemplos Práticos
O professor deve apresentar exemplos práticos de semelhança de polígonos, como a semelhança entre triângulos em construções, em objetos do cotidiano, em obras de arte, entre outros.Etapa 5 - Resolução de Problemas
Proponha um problema sobre semelhança de polígonos para que os alunos solucionem individualmente utilizando as informações encontradas nos materiais didáticos e no mapa conceitual.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais e os problemas resolvidos para a turma. O professor deve avaliar a apresentação e esclarecer dúvidas.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Engajamento na resolução correta dos problemas propostos.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual e dos problemas resolvidos.
Ações do professor
- Selecionar materiais didáticos para a preparação da aula.
- Orientar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
- Avaliar a apresentação dos alunos e esclarecer dúvidas.
Ações do aluno
- Acessar os materiais didáticos analógicos antes da aula.
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Resolver corretamente os problemas propostos.