Seminário

Nessa aula de Português, vamos aprender as etapas de um seminário, que é um tipo de trabalho muito importante no ambiente escolar. Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Julgue as afirmativas sobre seminário como verdadeira (V) ou falsa (F):

    I. Não pode colocar textos grandes nos slides.

    II. Não pode gesticular durante a apresentação.

    III. Não é bom pra quem é tímido.

    A) V; V; V.

    B) F; F; F.

    C) V; F; F.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O tema desta aula é seminário e será trabalhado por meio da metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC). O seminário é uma forma de apresentação oral em que os alunos apresentam suas pesquisas sobre um tema específico. Ele é muito importante porque ajuda os alunos a desenvolverem habilidades de pesquisa, organização, comunicação e liderança. Além disso, também ajuda a aprimorar a capacidade de escuta ativa, respeito e tolerância a opiniões diferentes. Nesta atividade, os alunos vão participar de um modelo de júri, em que vão defender e criticar argumentos relacionados ao tema do seminário.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    O seminário é uma atividade em que os alunos compartilham e discutem ideias sobre um tema específico. É uma excelente oportunidade para aprimorar a habilidade de comunicação e argumentação. Nesta aula, os alunos serão incentivados a participar ativamente, respeitar o turno de fala e formular perguntas adequadas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a si e aos colegas. O tema escolhido para o seminário será "A importância da preservação do meio ambiente".
    Atividade completa
  5. 5. Estudo de Caso:

    O seminário é uma atividade muito comum nas escolas e universidades, em que os alunos têm a oportunidade de apresentar suas pesquisas e conhecimentos adquiridos sobre um determinado tema para a turma, permitindo que o aluno seja o protagonista da sua aprendizagem, desenvolvendo habilidades como oralidade, pesquisa e trabalho em equipe. Nesta aula, será trabalhada a metodologia do _Estudo de_ _c__aso_, na qual os alunos irão realizar uma pesquisa, análise e apresentação sobre um tema escolhido por eles. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em respeitar os turnos de fala, participação em conversações e atividades coletivas, além de formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O seminário é uma atividade acadêmica que consiste na apresentação oral de um tema específico por um grupo de estudantes, seguida de perguntas e respostas. É uma forma de aprendizagem colaborativa e pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento. Nesta aula, será utilizada a metodologia _Aprendizagem_ _b__aseada em_ _p__roblemas_ para que os alunos possam criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação das atividades desenvolvidas em sala de aula.
    Atividade completa
  7. 7. Cultura Maker:

    O seminário é uma forma de aula em que os alunos assumem a responsabilidade de apresentar um assunto de interesse para a turma. Além disso, essa metodologia ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, pesquisa e organização de ideias. Nesta atividade, será utilizada a metodologia _Cultura Maker_, que incentiva a criação de projetos por meio da experimentação e da colaboração. Esse projeto vai ajudar a desenvolver a criatividade e a habilidade de trabalhar em grupo dos alunos.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    O objetivo desta aula é trabalhar a habilidade de comunicação e respeito aos turnos de fala através da metodologia ativa _Design Thinking_. Para isso, será utilizado o tema seminário, que é uma forma de apresentação oral em que os alunos expõem suas ideias e opiniões sobre um tema específico. O tema pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento, como história, geografia, ciências, entre outras. É uma ferramenta muito utilizada em ambientes profissionais e acadêmicos. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as perspectivas e necessidades dos seus colegas durante a apresentação do seminário.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: