Aula sobre Seminario

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O seminário é uma forma de aula em que os alunos assumem a responsabilidade de apresentar um assunto de interesse para a turma. Além disso, essa metodologia ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, pesquisa e organização de ideias. Nesta atividade, será utilizada a metodologia _Cultura Maker_, que incentiva a criação de projetos por meio da experimentação e da colaboração. Esse projeto vai ajudar a desenvolver a criatividade e a habilidade de trabalhar em grupo dos alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de seminário e as regras para uma apresentação efetiva. Em seguida, faça uma lista de possíveis subtemas relacionados ao tema principal e peça que os alunos escolham um subtópico para desenvolver na fanzine, como a importância do seminário para o desenvolvimento da comunicação ou a importância do gênero no meio acadêmico.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e desenvolvimento das ideias

    Oriente os alunos na pesquisa sobre o subtópico escolhido a fim de desenvolver suas ideias para a fanzine. Incentive a experimentação e a colaboração entre os alunos, incentivando-os a trocarem ideias e a se ajudarem.

  3. Etapa 3 - Organização das ideias na fanzine

    Divida os alunos em grupos para organizar as ideias na fanzine. Oriente-os sobre a divisão dos temas em cada parte da fanzine e sobre a importância de uma boa diagramação.

  4. Etapa 4 - Confecção da fanzine

    Os alunos irão confeccionar a fanzine utilizando papel A4 dividido em 8 partes. Incentive a criatividade dos alunos e ajude-os na produção.

  5. Etapa 5 - Apresentação da fanzine

    Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma. Oriente sobre a importância de uma boa apresentação e sobre o respeito aos turnos de fala.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os temas apresentados. Incentive a participação de todos e a formulação de perguntas coerentes e adequadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o trabalho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dê feedbacks individuais e coletivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e organização de ideias.
  • Estimular a criatividade e a experimentação.
  • Incentivar a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Incentivar a formulação de perguntas adequadas e respeito aos turnos de fala.

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza das ideias na fanzine.
  • Criatividade na apresentação da fanzine.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Respeito aos turnos de fala e formulação de perguntas coerentes.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Orientar sobre o conceito de seminário e as regras para uma apresentação efetiva.
  • Estimular a experimentação e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade na produção da fanzine.
  • Orientar sobre a importância da organização das ideias na fanzine.
  • Dar feedbacks individuais e coletivos na avaliação.

Ações do aluno

  • Escolher um subtópico para desenvolver na fanzine.
  • Pesquisar e desenvolver as ideias para a fanzine.
  • Trabalhar em grupo para organizar as ideias na fanzine.
  • Apresentar a fanzine para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e formular perguntas coerentes.