Aula sobre Seminario

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O objetivo desta aula é trabalhar a habilidade de comunicação e respeito aos turnos de fala através da metodologia ativa _Design Thinking_. Para isso, será utilizado o tema seminário, que é uma forma de apresentação oral em que os alunos expõem suas ideias e opiniões sobre um tema específico. O tema pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento, como história, geografia, ciências, entre outras. É uma ferramenta muito utilizada em ambientes profissionais e acadêmicos. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as perspectivas e necessidades dos seus colegas durante a apresentação do seminário.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o conceito de seminário e como ele funciona. Em seguida, apresente a metodologia _Design Thinking_ e como ela pode ser aplicada para desenvolver habilidades de comunicação e empatia. Faça uma breve explicação sobre o mapa de empatia e como ele será utilizado na atividade.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Com base na apresentação do tema, peça aos alunos que façam uma breve pesquisa sobre o gênero seminário, utilizando materiais disponíveis na escola, como livros didáticos e enciclopédias, ou pesquisa em sites.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos, que devem criar um mapa de empatia para entender as perspectivas e necessidades dos seus colegas durante a apresentação do seminário. Cada grupo deverá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  4. Etapa 4 - Preparação para a apresentação

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, os alunos deverão criar uma apresentação que leve em consideração as necessidades e perspectivas dos seus colegas. Auxilie os alunos na organização das ideias e na criação dos slides.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seu seminário. Durante a apresentação, os alunos deverão respeitar os turnos de fala e formular perguntas coerentes e adequadas aos seus colegas.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Ao final das apresentações, os alunos farão uma avaliação da atividade e darão feedbacks uns aos outros. Também faça uma avaliação e dê um feedback geral sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes.
  • Desenvolver a habilidade de criar perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante as atividades em grupo.
  • Coerência e clareza na apresentação oral.
  • Respeito aos turnos de fala e opiniões diferentes.
  • Habilidade em formular perguntas adequadas e coerentes.
  • Qualidade do feedback dado durante a avaliação.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de seminário e como ele funciona.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Orientar os alunos na organização das ideias e na criação dos slides.
  • Estabelecer regras claras para a apresentação.
  • Dar feedbacks construtivos durante a avaliação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre seus colegas.
  • Criar uma apresentação coerente e clara.
  • Respeitar os turnos de fala e opiniões diferentes.
  • Dar feedbacks construtivos durante a avaliação.