Aula sobre Seminario

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O seminário é uma atividade muito comum nas escolas e universidades, em que os alunos têm a oportunidade de apresentar suas pesquisas e conhecimentos adquiridos sobre um determinado tema para a turma, permitindo que o aluno seja o protagonista da sua aprendizagem, desenvolvendo habilidades como oralidade, pesquisa e trabalho em equipe. Nesta aula, será trabalhada a metodologia do _Estudo de_ _c__aso_, na qual os alunos irão realizar uma pesquisa, análise e apresentação sobre um tema escolhido por eles. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em respeitar os turnos de fala, participação em conversações e atividades coletivas, além de formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e formação de grupos

    Apresente o tema geral e organize os alunos em grupos de até quatro pessoas. Cada grupo deverá escolher um tema de interesse para apresentar no seminário, relacionado ao conteúdo estudado em sala de aula. Estimule que os alunos escolham temas que sejam relevantes para a comunidade em que vivem.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os grupos irão identificar um problema relacionado ao tema escolhido, definindo a temática da pesquisa. Oriente os alunos durante esse processo, estimulando a criatividade e o senso crítico.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Peça que os grupos façam pesquisas em fontes variadas, desde livros, sites, entrevistas com pessoas reais, entre outros, para coletar informações sobre o tema. É importante que os alunos tenham acesso a diferentes fontes e que saibam avaliar a credibilidade das informações obtidas.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com as informações coletadas, os grupos irão analisar o contexto do problema, buscando entender as causas e consequências, propondo possíveis soluções para o problema.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando identificar pontos em comum e divergências entre as diferentes fontes. Auxilie\-os durante esse processo.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos irão apresentar as soluções propostas para o problema, discutindo suas ideias com a turma e buscando feedback dos colegas.

  7. Etapa 7 - Criação de infográficos

    Com base nas pesquisas dos grupos, oriente os alunos na criação de infográficos para apresentar as informações coletadas de forma clara e objetiva. Os infográficos poderão ser distribuídos na comunidade, servindo como material de divulgação sobre o tema estudado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a oralidade e o respeito aos turnos de fala.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em formular perguntas adequadas e coerentes em momentos oportunos.
  • Estimular a criatividade e a produção de material de divulgação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa durante todas as etapas do Estudo de Caso.
  • Qualidade e relevância das informações coletadas e apresentadas.
  • Qualidade e clareza na apresentação dos infográficos.
  • Respeito aos turnos de fala e participação em conversações.
  • Formulação de perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas.
  • Supervisionar e orientar os grupos durante todas as etapas do Estudo de Caso.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Promover a discussão e o debate sobre os temas apresentados pelos grupos.
  • Proporcionar feedback construtivo aos alunos durante todo o processo.

Ações do aluno

  • Escolher um tema de interesse e relevante para o seminário.
  • Realizar pesquisas em fontes variadas e avaliar a credibilidade das informações obtidas.
  • Trabalhar em equipe de forma colaborativa e participativa.
  • Apresentar as informações coletadas e analisadas de forma clara e objetiva.
  • Formular perguntas adequadas e coerentes em momentos oportunos.