Aula sobre Seminario
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O seminário é uma atividade em que os alunos compartilham e discutem ideias sobre um tema específico. É uma excelente oportunidade para aprimorar a habilidade de comunicação e argumentação. Nesta aula, os alunos serão incentivados a participar ativamente, respeitar o turno de fala e formular perguntas adequadas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a si e aos colegas. O tema escolhido para o seminário será "A importância da preservação do meio ambiente".
Etapa 1 - Introdução ao tema
Introduza o tema do seminário e explique a importância da preservação do meio ambiente. Em seguida, apresente o objetivo da aula e como a metodologia será aplicada.Etapa 2 - Preparação para o seminário
Divida os alunos em grupos e cada grupo será responsável por pesquisar um subtema relacionado à preservação do meio ambiente, como reciclagem, poluição, aquecimento global, entre outros. Cada grupo deverá criar uma apresentação em PowerPoint para compartilhar com a turma na próxima aula.Etapa 3 - Sala de aula invertida
Os alunos terão acesso ao conteúdo das apresentações dos outros grupos e deverão preencher um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a si mesmos e aos colegas. O template terá os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Em "Que bom", os alunos irão destacar pontos positivos da apresentação. Em "Que pena", eles irão apontar pontos negativos ou que precisam ser melhorados. Em "Que tal", eles irão sugerir ideias para aprimorar a apresentação. Oriente os alunos durante o processo.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deve apresentar sua pesquisa e responder às perguntas dos colegas. Após cada apresentação, os alunos irão compartilhar as avaliações feitas no template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 5 - Discussão em grupo
Ao final das apresentações, reúna os alunos em grupos para discutir o que aprenderam sobre a preservação do meio ambiente. Cada grupo deverá apresentar uma conclusão sobre o tema.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base no template de Dinâmica dos 3 Qs e na participação na discussão em grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em respeitar os turnos de fala e formular perguntas adequadas.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na atividade.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a si mesmos e aos colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade.
- Respeito aos turnos de fala e formulação de perguntas adequadas.
- Qualidade da apresentação e clareza na exposição do tema.
- Avaliação adequada no template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Contribuição para a discussão em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia a ser aplicada.
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação das apresentações.
- Monitorar a participação dos alunos na atividade.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.
- Estimular a discussão em grupo ao final da atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Respeitar os turnos de fala e formular perguntas adequadas.
- Avaliar adequadamente as apresentações dos colegas no template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Contribuir para a discussão em grupo ao final da atividade.
- Colaborar com os colegas na preparação da apresentação.