Aula sobre Semiotica

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A semiótica é uma área de estudo que se dedica a compreender como os signos e símbolos são utilizados para produzir significados e como esses significados são interpretados pelas pessoas. Na arte, a semiótica é fundamental para entender como os artistas constroem suas obras e como o público pode interpretá-las. Os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre a semiótica, para desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da semiótica na arte. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas ou trios para iniciar a atividade.

  2. Etapa 2 - Definição da ideia central

    Cada grupo deverá escolher uma ideia central relacionada à semiótica e anotá-la em um papel. Exemplos de ideias centrais: "Significado das cores na arte", "Símbolos religiosos na arte", "A influência da cultura na interpretação das obras de arte".

  3. Etapa 3 - Criação das sub-ideias

    A partir da ideia central, cada grupo deverá criar 8 sub-ideias relacionadas ao tema. Exemplo de sub-ideias para a ideia central "Significado das cores na arte": "O uso do vermelho em obras de arte", "O simbolismo do amarelo na arte moderna", "A representação do azul na arte abstrata".

  4. Etapa 4 - Aprofundamento das sub-ideias

    Cada grupo deverá escolher duas sub-ideias e aprofundá-las em dois níveis de profundidade. Exemplo de aprofundamento da sub-ideia "O uso do vermelho em obras de arte":

    \- Nível 1: O vermelho como símbolo de paixão e amor em obras românticas

    \- Nível 2: O vermelho como símbolo de violência e guerra em obras de arte contemporâneas


  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual

    Com todas as ideias e sub-ideias definidas, cada grupo deverá criar um mapa conceitual que represente a estrutura das informações. O mapa deve conter a ideia central e as sub-ideias, com as conexões entre elas.

  6. Etapa 6 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central, as sub-ideias e as conexões entre elas. Estimule a discussão e a troca de ideias entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre a atividade, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando a semiótica na arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Estimular a colaboração e a construção coletiva do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais para organizar informações e estruturar o pensamento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Criação de um mapa conceitual claro e organizado.
  • Aprofundamento adequado das sub-ideias escolhidas.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da semiótica na arte.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na atividade.
  • Estimular a discussão e a troca de ideias entre os grupos.
  • Fazer uma reflexão final sobre a atividade e destacar os principais aprendizados.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual sobre a semiótica na arte.
  • Escolher ideias centrais e sub-ideias relevantes e aprofundá-las em dois níveis de profundidade.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar as conexões entre as ideias e sub-ideias.