Aula sobre Semiotica

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A semiótica é uma ciência que estuda os sistemas de signos e símbolos, ou seja, como as coisas são representadas e interpretadas. Na arte, a semiótica é fundamental para entendermos como as obras são construídas e como elas comunicam algo ao espectador. Explore a semiótica na arte e mostre como ela pode nos ajudar a interpretar e apreciar melhor as obras.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que é semiótica e como ela é importante na arte. Serão apresentados exemplos de obras de arte que utilizam a semiótica, como a obra "Guernica", de Pablo Picasso, e "A Persistência da Memória", de Salvador Dalí.

  2. Etapa 2 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. O Check-in é uma forma de os alunos registrarem o que já sabem sobre o tema, enquanto o Check-out é uma forma de registrar o que aprenderam durante a aula.

  3. Etapa 3 - Exploração de obras de arte

    Os alunos irão explorar diferentes obras de arte e identificar os elementos semióticos presentes nelas, eles podem utilizar diferentes recursos digitais para realizar essa pesquisa. Selecione algumas obras para os alunos analisarem em grupo e outras para análise individual.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as obras de arte que analisaram e compartilhar suas descobertas. Oriente a discussão, fazendo perguntas que estimulem a reflexão sobre os elementos semióticos presentes nas obras.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma, utilizando o template de registro de aprendizagem como base para a apresentação.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a importância da semiótica na arte e como ela pode nos ajudar a interpretar e apreciar melhor as obras.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos irão registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e interpretar obras de arte utilizando a semiótica.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as obras de arte e sua relação com a sociedade e a cultura.
  • Fomentar a criatividade e a capacidade de simbolização dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Identificação correta dos elementos semióticos presentes nas obras de arte.
  • Apresentação clara e organizada das descobertas para a turma.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
  • Reflexão crítica sobre a importância da semiótica na arte.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Selecionar obras de arte adequadas para a análise dos alunos.
  • Orientar as discussões em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Analisar as obras de arte e identificar os elementos semióticos presentes nelas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar as descobertas para a turma de forma clara e organizada.
  • Refletir criticamente sobre a importância da semiótica na arte.