Aula sobre Semiotica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A semiótica é uma área de estudo que se preocupa em entender como os signos são criados, interpretados e utilizados na comunicação. Ela está presente em nosso cotidiano, seja na publicidade, na arte, na música, na literatura, entre outros. Através da semiótica, podemos entender como as mensagens são construídas e como elas afetam nossa percepção do mundo. Utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir e analisar a aplicação da semiótica em diferentes contextos artísticos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a semiótica e sua importância na comunicação e na arte. Apresente exemplos de como a semiótica é aplicada em diferentes contextos, como na publicidade, na música e na literatura.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá discutir sobre um exemplo de aplicação da semiótica em um contexto artístico diferente. Por exemplo, um grupo pode discutir sobre a utilização da semiótica em um videoclipe, enquanto outro grupo pode discutir sobre a utilização da semiótica em um quadro de pintura.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e debater com os demais grupos sobre as diferentes aplicações da semiótica na arte. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a apresentar argumentos para defender suas opiniões.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para avaliar a aplicação da semiótica em diferentes contextos artísticos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rubrica e justificar suas escolhas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da semiótica na arte e na comunicação, e como ela pode ser utilizada para ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de semiótica e sua aplicação na arte.
  • Participação ativa na discussão em grupo e no debate crítico.
  • Criação de um template de avaliação por rubrica coerente e bem fundamentado.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão e no debate crítico.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate crítico.
  • Criar um template de avaliação por rubrica coerente e bem fundamentado.
  • Justificar suas escolhas e apresentar argumentos para defender suas opiniões.