Aula sobre Semiotica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A semiótica é uma área do conhecimento que estuda os signos e símbolos presentes em nossa sociedade. Ela está presente em nosso cotidiano, seja na publicidade, na arte, na comunicação, na moda, entre outros. Explore a semiótica na arte, analisando obras de artistas brasileiros e estrangeiros e compreendendo como os signos e símbolos são utilizados para transmitir uma mensagem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie o tema da semiótica na arte e explique como ela está presente em nosso cotidiano. Apresente exemplos de obras de arte que utilizam signos e símbolos para transmitir uma mensagem.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Análise de obras de arte

    Os alunos irão analisar obras de arte previamente selecionadas pelo professor e identificar os signos e símbolos presentes nelas. Eles deverão registrar suas observações em um caderno ou folha de papel.

    Estação 2 - Criação de uma obra de arte

    Os alunos irão criar uma obra de arte utilizando signos e símbolos para transmitir uma mensagem. Eles podem escolher o tema da obra e os materiais que irão utilizar.

    Estação 3 - Debate sobre as obras criadas

    Os alunos irão apresentar suas obras de arte e explicar a mensagem que desejam transmitir. Em seguida, haverá um debate em grupo sobre as obras criadas e os signos e símbolos utilizados.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da semiótica na arte e como ela pode ser utilizada para transmitir uma mensagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e interpretar obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de simbolizar dos alunos.
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de analisar e interpretar as obras de arte apresentadas.
  • Criatividade na criação da obra de arte.
  • Coerência na utilização dos signos e símbolos para transmitir uma mensagem.

Ações do professor

  • Selecionar previamente as obras de arte que serão analisadas pelos alunos.
  • Orientar os alunos na criação de suas obras de arte.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Mediar o debate sobre as obras criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Analisar e interpretar as obras de arte apresentadas.
  • Criar uma obra de arte utilizando signos e símbolos para transmitir uma mensagem.
  • Participar ativamente do debate sobre as obras criadas pelos colegas.