Aula sobre Semiotica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie o tema da semiótica na arte e explique como ela está presente em nosso cotidiano. Apresente exemplos de obras de arte que utilizam signos e símbolos para transmitir uma mensagem.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Análise de obras de arteOs alunos irão analisar obras de arte previamente selecionadas pelo professor e identificar os signos e símbolos presentes nelas. Eles deverão registrar suas observações em um caderno ou folha de papel.
Estação 2 - Criação de uma obra de arte
Os alunos irão criar uma obra de arte utilizando signos e símbolos para transmitir uma mensagem. Eles podem escolher o tema da obra e os materiais que irão utilizar.
Estação 3 - Debate sobre as obras criadas
Os alunos irão apresentar suas obras de arte e explicar a mensagem que desejam transmitir. Em seguida, haverá um debate em grupo sobre as obras criadas e os signos e símbolos utilizados.
Etapa 3 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da semiótica na arte e como ela pode ser utilizada para transmitir uma mensagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e interpretar obras de arte.
- Estimular a criatividade e a capacidade de simbolizar dos alunos.
- Ampliar o repertório imagético dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de analisar e interpretar as obras de arte apresentadas.
- Criatividade na criação da obra de arte.
- Coerência na utilização dos signos e símbolos para transmitir uma mensagem.
Ações do professor
- Selecionar previamente as obras de arte que serão analisadas pelos alunos.
- Orientar os alunos na criação de suas obras de arte.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Mediar o debate sobre as obras criadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Analisar e interpretar as obras de arte apresentadas.
- Criar uma obra de arte utilizando signos e símbolos para transmitir uma mensagem.
- Participar ativamente do debate sobre as obras criadas pelos colegas.