Aula sobre Semiotica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A semiótica é uma área de estudo que se dedica a investigar o processo de produção e interpretação de signos e símbolos presentes em diferentes linguagens, como a linguagem visual, verbal e sonora. Ela pode ser trabalhada como uma ferramenta para a compreensão e análise de obras de arte, além de ajudar os estudantes a perceberem como a comunicação visual é construída e como ela pode ser interpretada de diferentes maneiras.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Selecione alguns textos e vídeos sobre semiótica na arte e disponibilize-os para os alunos. Os alunos irão assistir aos vídeos e ler os textos e irão criar um resumo do que foi aprendido.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a semiótica na arte. Mostre exemplos de obras de arte que utilizam a semiótica, como a obra "Marilyn Monroe" de Andy Warhol, e explique como a semiótica pode ser aplicada na análise dessas obras, e em seguida, cada aluno irá apresentar seu resumo para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do Template

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles irão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação da atividade e para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os na criação do template e explique como ele deve ser utilizado.

  4. Etapa 4 - Análise de Obras de Arte

    Os alunos irão analisar obras de arte utilizando a semiótica. Selecione algumas obras e oriente os alunos na análise das mesmas. Eles irão utilizar o template criado na etapa anterior para avaliar as obras e discutir em grupo sobre as diferentes interpretações.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar a análise de uma obra de arte utilizando a semiótica. Eles irão utilizar o template criado na etapa anterior para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância da semiótica na arte e como ela pode ser aplicada na análise de obras de arte. Peça para os alunos avaliarem a atividade utilizando o template criado na etapa 3.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar obras de arte utilizando a semiótica.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs bem estruturado.
  • Análise de obras de arte utilizando a semiótica de forma clara e objetiva.
  • Apresentação da análise de uma obra de arte utilizando a semiótica de forma clara e objetiva.
  • Avaliação da atividade utilizando o template criado na etapa 3.

Ações do professor

  • Selecionar textos e vídeos sobre semiótica na arte para disponibilizar aos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Selecionar obras de arte para análise e orientar os alunos na análise das mesmas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da semiótica na arte e como ela pode ser aplicada na análise de obras de arte.

Ações do aluno

  • Assistir aos vídeos e ler os textos sobre semiótica na arte antes da aula.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs bem estruturado.
  • Analisar obras de arte utilizando a semiótica de forma clara e objetiva.
  • Apresentar a análise de uma obra de arte utilizando a semiótica de forma clara e objetiva.