Aula sobre Seno E Cosseno Na Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos.Cite que o tema "Seno e cosseno na circunferência trigonométrica" é fundamental para a compreensão da trigonometria e suas aplicações em diversas áreas, como engenharia, física, arquitetura, entre outras. Diga que, nesta aula, os alunos irão aprender a estabelecer relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso de softwares de geometria dinâmica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Seno e cosseno na circunferência trigonométrica" e explique sua importância e aplicações. Em seguida, os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Exploração do mapa de empatia

    Peça para os alunos compartilharem seus mapas de empatia em grupos e discutir as informações coletadas. Em seguida, cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Atividade prática com software de geometria dinâmica

    Os alunos irão utilizar um software de geometria dinâmica para explorar as relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Oriente os alunos e tire possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as relações encontradas na atividade prática e apresentar suas conclusões para a turma. Incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida. Aproveite para retomar o tema da aula frisando os principais pontos para verificar o aprendizado dos alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Ao final da aula, avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que você dê feedbacks aos alunos para que eles possam melhorar seu desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema para torná-lo mais próximo da realidade dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do conteúdo apresentado.
  • Habilidade em estabelecer relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Habilidade em utilizar o software de geometria dinâmica.
  • Entrega da tarefa de casa dentro do prazo estipulado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na atividade prática com o software de geometria dinâmica.
  • Tirar dúvidas dos alunos durante a aula.
  • Revisar o conteúdo aprendido e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Resolver exercícios em sala de aula.
  • Realizar a tarefa de casa dentro do prazo estipulado.
  • Apresentar suas conclusões para a turma.