Aula sobre Seno E Cosseno Na Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "Seno e cosseno na circunferência trigonométrica" é fundamental para a compreensão da trigonometria e suas aplicações em diversas áreas, como engenharia, física e matemática financeira. A metodologia utilizada nesta aula será o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e online, permitindo que os alunos tenham mais autonomia e participação ativa no processo de aprendizagem. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como a utilização de seno e cosseno em cálculos de altura de prédios, distâncias entre pontos e movimentos circulares.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema e explicar a importância do seno e cosseno na circunferência trigonométrica. Os alunos devem criar um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.

  2. Etapa 2 - Atividade online

    Os alunos devem acessar um software de geometria dinâmica e realizar atividades práticas sobre o tema, como a construção de triângulos retângulos e a identificação de ângulos e arcos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e peça para compartilharem as dúvidas. Acompanhe as discussões e auxilie os alunos quando necessário.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Mostre exemplos práticos sobre a aplicação do seno e cosseno na circunferência trigonométrica, como o cálculo de distâncias entre pontos em um mapa. Abra para perguntas pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Atividade em sala de aula

    Os alunos devem realizar uma atividade em sala de aula, utilizando o software de geometria dinâmica para resolver problemas envolvendo seno e cosseno na circunferência trigonométrica.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Faça a correção da atividade e aproveite para relembrar alguns conceitos importantes da aula. Deixe esse momento para os alunos compartilharem o que aprenderam sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação e tarefa de casa

    Avalie o desempenho dos alunos na atividade em sala de aula e na participação nas discussões em grupo e entregue a eles uma lista de exercícios para resolverem em casa e trazerem na próxima aula para correção.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Utilizar a metodologia do Ensino Híbrido para permitir que os alunos tenham mais autonomia e flexibilidade na aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Desempenho na atividade em sala de aula.
  • Preenchimento correto do _template_ de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Acompanhar as discussões em grupo e auxiliar os alunos quando necessário.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade em sala de aula.

Ações do aluno

  • Acessar o software de geometria dinâmica e realizar as atividades propostas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a atividade em sala de aula e preencher corretamente o _template_ de registro de aprendizagem.