Aula sobre Seno E Cosseno Na Circunferencia Trigonometrica
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O tema "Seno e cosseno na circunferência trigonométrica" é fundamental para a compreensão da trigonometria e suas aplicações em diversas áreas, como engenharia, física e matemática financeira. A metodologia utilizada nesta aula será o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e online, permitindo que os alunos tenham mais autonomia e participação ativa no processo de aprendizagem. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como a utilização de seno e cosseno em cálculos de altura de prédios, distâncias entre pontos e movimentos circulares.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema e explicar a importância do seno e cosseno na circunferência trigonométrica. Os alunos devem criar um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.Etapa 2 - Atividade online
Os alunos devem acessar um software de geometria dinâmica e realizar atividades práticas sobre o tema, como a construção de triângulos retângulos e a identificação de ângulos e arcos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e peça para compartilharem as dúvidas. Acompanhe as discussões e auxilie os alunos quando necessário.Etapa 4 - Exemplos práticos
Mostre exemplos práticos sobre a aplicação do seno e cosseno na circunferência trigonométrica, como o cálculo de distâncias entre pontos em um mapa. Abra para perguntas pelos alunos.Etapa 5 - Atividade em sala de aula
Os alunos devem realizar uma atividade em sala de aula, utilizando o software de geometria dinâmica para resolver problemas envolvendo seno e cosseno na circunferência trigonométrica.Etapa 6 - Check-out
Faça a correção da atividade e aproveite para relembrar alguns conceitos importantes da aula. Deixe esse momento para os alunos compartilharem o que aprenderam sobre o tema.Etapa 7 - Avaliação e tarefa de casa
Avalie o desempenho dos alunos na atividade em sala de aula e na participação nas discussões em grupo e entregue a eles uma lista de exercícios para resolverem em casa e trazerem na próxima aula para correção.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Utilizar a metodologia do Ensino Híbrido para permitir que os alunos tenham mais autonomia e flexibilidade na aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Desempenho na atividade em sala de aula.
- Preenchimento correto do _template_ de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Acompanhar as discussões em grupo e auxiliar os alunos quando necessário.
- Avaliar o desempenho dos alunos na atividade em sala de aula.
Ações do aluno
- Acessar o software de geometria dinâmica e realizar as atividades propostas.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar a atividade em sala de aula e preencher corretamente o _template_ de registro de aprendizagem.